Após a repercussão das manifestações no escritório do deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Bolsonaro na Câmara, ocorridas em Maringá (PR), lideranças ligadas a Bolsonaro sofrem com o desgaste por parte de escândalos, descobertos principalmente através de investigações da CPI da Covid, que descobriu diversas irregularidades, a exemplo de acordos contratuais e superfaturamento nas aquisições de vacinas contra a doença.
Na ocasião, os manifestantes picharam o muro externo do escritório com a palavra “Bolsonaro Genocida”, arremessaram tinta vermelha para simular sangue das mais de 500 mil vítimas da pandemia e atearam fogo a um boneco gigante simbolizando o presidente Bolsonaro, como mostra o vídeo abaixo:
O protesto foi acompanhado pela guarda municipal e por policiais militares e não houve registro de conflitos. Quase duas mil pessoas, entre representantes de grupos políticos e entidades de várias ideologias participaram da manifestação.
Porém, não só Ricardo Barros é prejudicado após tantos escândalos e cobranças por parte do povo, as descobertas de falcatruas, aliadas a vários líderes dentro do governo e da Câmara comprometem projetos políticos de integrantes, principalmente do partido PROGRESSISTAS, que além de ter a liderança do governo na Câmara, hj ocupa importante espaço dentro do Palácio do Planalto através do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Impacto na Paraíba
Escândalos ligados a Ricardo Barros e o comportamento de outros políticos ligados ao Progressistas por todo o País prejudicam projetos e possíveis ações de aliados. Ricardo Barros, que é aliado de Aguinaldo e Daniella na Paraíba, foi decisivo para manchar ainda mais a imagem do partido.
Vale lembrar que Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB) lavou as mãos quando tinha que decidir sobre votar contra ou a favor do projeto que discutia a implantação do voto impresso no Brasil, divergindo da orientação do governo, mas não se desvincula por causa das emendas. Neste cenário, foi a bancada com mais integrantes que não se manifestou nem contra e nem a favor.
É esse tipo de comportamento que leva aliados, estados e população a sofrer ainda mais, sendo desgastado e tendo a sociedade e a democracia ameaçadas a cada dia, impedindo o verdadeiro progresso do seu povo.