Enquanto Lula segue crescendo nas pesquisas de intenção de votos para a eleição presidencial de 2022, Jair Bolsonaro faz o caminho inverso. Na pesquisa XP/Ipespe de agosto, o atual presidente aparece com índice de 24%, dois pontos a menos do que no último levantamento. Já o petista conquistou 40%.
Pela quinta vez o ex-presidente repete a tendência de alta. Em março, quando seu nome voltou a figurar nas pesquisas, ele tinha 25%.
Outros possíveis presidenciáveis também aparecem no levantamento, atrás de Lula e Bolsonaro. Ciro Gomes tem 10%, Sérgio Moro 9%, Mandetta e Eduardo Leite 4%. Quando João Dória é testado no lugar de Leite, o governador de São Paulo atinge 5%. Quando Sérgio Moro é excluído e há a inclusão de Datena, ele chega a 5% e Rodrigo Pacheco, 1%.
No último cenário, Lula tem 37% e Bolsonaro, 28%. No levantamento espontâneo, quando o nome dos candidatos não é citado ao entrevistado, o percentual de Lula também registra crescimento, passando de 25% para 28%, enquanto Bolsonaro segue estável com 22%.
Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
Veja