Um pleito conquistado pelo Vice-Presidente do Senado Federal, com valor superior a R$ 1 milhão, garantiu a operação de voos comerciais no Aeroporto de Patos, a partir deste domingo (8). Trata-se de um veículo contra incêndio, no valor exato de 1.092.220,00, fruto de uma conquista do mandato do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) junto ao antigo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, hoje Ministério da Infraestrutura.
Ainda durante o exercício do mandato de deputado federal pela Paraíba, Veneziano havia solicitado a aquisição e destinação do equipamento, pois sem ele o aeroporto de Patos ficaria impossibilitado de operar voos comerciais. Na época, com a intermediação de Veneziano, o ministério garantiu a liberação dos recursos e a consequente aquisição do veículo.
Segundo Veneziano, o Carro Contra Incêndio de Aeródromo – CCI, é um componente essencial para que o Aeroporto de Patos pudesse ter o nível de proteção adequada para operar a aviação regular de passageiros, nos termos da norma em vigor da ANAC, que estabelece critérios regulatórios quanto à implantação, operação e manutenção do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC).
“Esse equipamento (CCI) contribui para o desenvolvimento na infraestrutura aeroportuária na aviação regional, melhorando a qualidade da gestão e garantindo um alto padrão de serviço para a população patoense” disse Veneziano.
O Aeroporto de Patos vive um novo e esperado momento a partir deste domingo, com a operação de seu primeiro voo comercial, através da Azul Linhas Aéreas, entre Patos e Recife, interligando a “Morada do Sol”, na Paraíba, a todo o país, através das conexões oferecidas pela companhia no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na capital pernambucana.
A linha terá frequência de seis viagens por semana. Os bilhetes para a nova rota serão operados pela linha aérea Azul e já estão disponíveis em todos os canais oficiais da empresa a partir de R$ 215,80.
As ligações entre o sertão paraibano e Recife serão realizadas com aeronaves modelo Cessna Grand Caravan, com capacidade para até nove passageiros e dois tripulantes.