Geraldo Medeiros, secretário de estado da Saúde, revelou em entrevista à TV Cabo Branco, nesta segunda-feira (12), que a Paraíba deverá iniciar a vacinação contra a Covid-18 dos adolescentes com idades entre 12 a 17 anos já no mês de setembro.
A imunização desta faixa etária é bastante aguardada, visto que, conforme anúncio do Governo do Estado, a previsão é que as aulas presenciais da rede pública estadual sejam retomadas também em setembro.
“A previsão é de que a população acima de 18 anos da Paraíba vai ser vacinada com a D1, no final de setembro ou outubro”, antecipou Medeiros.
Os adolescentes devem ser vacinados com a Pfizer ou a Coronavac, pois foram os únicos imunizantes testados nessa faixa etária que obtiveram resultados positivos. Inclusive, a Pfizer está sendo testada em bebês nos Estados Unidos e na Europa.
O secretário destacou ainda que a Paraíba deve receber, por semana neste mês de julho, entre 150 mil a 160 mil doses de vacinas. “No mês de agosto a média é de 200 mil a 250 mil doses chegando também. Isso predispõe a uma campanha mais intensa, mas ampla, em ordem decrescente de 59 anos a 18 anos”, acrescentou.
Ainda nesta semana, devem desembarcar no Estado imunizantes das quatro marcas adquiridas pelo Ministério da Saúde – AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer. Entretanto, ainda não se sabe qual o quantitativo que será enviado de cada uma delas.