Profissionais médicos formados que atuam no Programa Médicos Sem Fronteiras irão ajudar na detecção e monitoramento dos casos da Covid-19 na cidade de Patos e região.
A gerente de atividades médicas de programa humanitário Médicos Sem Fronteiras, Núbia Aguiar, ressaltou que as ações envolvem clínicas de testagem em quatro pontos da cidade, com testagens na praças Getúlio Vargas, do Bivar Olinto, Coração do jatobá e São Sebastião, para identificar pessoas com sintomas de covid-19, por meio de testagem de antígeno, que permite fornecer o resultado em 15 minutos.
Os pacientes que testarem positivo passarão por uma avaliação na clínica montada pelo programa, para em seguida decidir os demais procedimentos adotados.
“A segunda ação do programa humanitário diz respeito a atuação na ala covid do Hospital Regional de Patos-HRP, com apoio diário e treinamentos planejados para o atendimento prestado, podendo ter as ações estendida a Unidade de Pronto Atendimento Otávio Pires de Lacerda”, explicou Núbia Aguiar.
Continuação do projeto
As ações continuarão em outros locais da cidade e da região, com colaboração de equipes de saúde locais e testagem de pessoas que residem com infectados pelo novo coronavírus, sejam estes ativos ou inativos.