Em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) ocorrida nesse sábado (29) e com orientação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), foi decidido que o grupo prioritário dos trabalhadores da educação começará a ser imunizado em toda Paraíba.
O objetivo é garantir maior agilidade no processo de imunização contra a Covid-19. A decisão foi pautada na necessidade de volta às aulas presenciais. O documento ressalta impactos sociais ocasionados pela covid-19 na educação infantil, principalmente nos grupos sociais menos favorecidos e que tem dificuldade/ inviabilidade, para uma adesão ao ensino à distância.
Para que ocorra a vacinação de forma organizada, deverá ser seguida a seguinte ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e na sequência os trabalhadores da educação do ensino superior, sempre priorizando os trabalhadores envolvidos na educação dos indivíduos mais jovens. Profissionais que atuam no setor administrativo, dentro das secretarias estadual e municipais de educação, também serão incluídos.
Além da inclusão dos trabalhadores da educação nesta fase da campanha, também foi deliberado pela CIB a vacinação das pessoas em situações de rua e dos funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade. Na sequência, será incluída no processo de imunização a população em geral, entre 18 e 59 anos.
O secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirma que é importante lembrar que essa vacinação irá ocorrer de maneira concomitante, de acordo com os percentuais de doses enviados aos Estados pelo Ministério da Saúde.