A Secretaria de Saúde do governo de Flávio Dino, governador do Maranhão, registrou um auto de infração contra Jair Bolsonaro (sem partido) por descumprimento de normas sanitárias durante visita ao estado na sexta-feira (21).
O presidente provocou aglomerações e não usou máscara de proteção em meio à pandemia de Covid durante um evento realizado em Açailândia, município localizado a 526 km de São Luís.
A visita de Bolsonaro à região acontece um dia depois de o Maranhão confirmar seis casos da variante indiana do coronavírus no Brasil (chamada de B.1.617). Na ocasião, entregou 287 títulos de propriedade definitiva para famílias que vivem no assentamento do projeto Assaí.
Em todo o estado existem 1.117 assentamentos de terra onde vivem 132 mil famílias.
A multa foi aplicada pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) e destaca que o presidente descumpriu “obrigação de uso de máscara como medida farmacológica destinada a contribuir para a contenção e prevenção da Covid-19 em locais de uso coletivo, ainda que privados”.
O documento ainda ressalta que Bolsonaro “promoveu em evento da Presidência da República, aglomerações sem controle sanitário com mais de 100 pessoas”.
Confira o documento abaixo: