A Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa (Reciclus) está ofertando de forma gratuita, para comerciantes da Paraíba, coletores de lâmpadas usadas.
Com o objetivo de facilitar o descarte das lâmpadas, a Reciclus passa a realizar gratuitamente a coleta desses resíduos nos principais municípios do Brasil, a fim de garantir o transporte e a destinação ambientalmente correta, por meio de recicladores homologados.
Já estão em funcionamento 19 pontos de coleta nas cidades de Cabedelo, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Santa Rita. A empresa pretende ampliar esses espaços para destinar o que for recolhido a lugares adequados, evitando acidentes geralmente causados quando esses materiais são jogados no lixo comum.
Qualquer varejista e comércio abertos ao público, preferencialmente do segmento de supermercados e lojas de material de construção, podem ter um coletor Reciclus gratuitamente, e recebem da empresa todo o suporte necessário para instalação e solicitações de coleta.
Desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída no Brasil, a responsabilidade pela destinação final ambientalmente adequada de alguns materiais, como as lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição, deve ser compartilhada por fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores.