Um robô virtual criado por cientistas do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será atualizado para receber novos dados sobre as vacinas contra a Covid-19. Desde que o robô foi criado, em junho do ano passado, foram realizados por volta de 500 atendimentos.
A ferramenta foi treinada com base em dados oficiais sobre o coronavírus (esses dados podem ser acessados no site do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW)). Chamado de Dr. Labimec, o robô trabalha com um software denominado chatbot, que gerencia as trocas de mensagens simulando uma conversa humana. Confira a página do chat aqui.
A tecnologia já é utilizada pelo HULW, vinculado à UFPB e administrado pela Rede Ebserh/MEC. A partir da próxima semana o robô receberá a atualização sobre vacinas. Ao atender os usuários, o assistente virtual tem como objetivo medir o grau de conhecimento das pessoas e passar conceitos oriundos de órgãos como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS).
Entre as informações que o robô virtual repassa, estão: formas de prevenção à covid-19, principais sintomas e sugestões de hospitais de referência para tratamento da doença. “Na realidade, vamos incluir informações sobre as recomendações ligadas às vacinas, quais existem, origem da vacina, possíveis efeitos colaterais. Vamos passar informações sobre a necessidade da imunização para auxiliar na prevenção contra o coronavírus”, explicou o Prof. Cássio da Nóbrega Besarria, um dos coordenadores do projeto.
Equipe
Coordenam o projeto a Profa. Maria Daniella de Oliveira e o prof. Cássio da Nóbrega Besarria, juntamente com os integrantes pesquisadores: Rodrigo José César Moralez Ruiz, Daniel Brito Campesi, Flávio Macaúbas Torres Filho, Pierre Hítalo Nascimento Silva e Valéria Siqueira de Carvalho Besarria.