O governador João Azevêdo anunciou a antecipação do envio de 8 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 para o Brasil por parte da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o gestor, 4 milhões de doses chegarão ao país ainda no mês de abril.
Azevêdo diz que o adiantamento do lote de imunizantes é resultado do apelo feito pelo Fórum de Governadores Brasileiros em conferência com a entidade na última sexta-feira (16). As doses estavam previstas para desembarcarem no país em maio, mas a OMS reconheceu a necessidade da antecipação para agilizar a vacinação no Brasil, atual epicentro da pandemia no mundo.
De acordo com o governador da Paraíba, o consórcio irá definir qual imunizante deve ser enviado ao país, que poderá incluir doses da vacina da Pfizer ou de Oxford.
Na reunião realizada na última sexta com a secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, os gestores brasileiros discutiram a viabilização da compra de mais vacinas com o intuito de acelerar o processo de imunização e deter a disseminação do coronavírus; o apoio para a importação das doses oriundas do consórcio global Covax Facility; e a mediação de negociações entre o Brasil e a China com o propósito de que seja antecipada a entrega suplementar do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) ainda em abril.
Também foi pleiteada a intermediação dos órgãos junto aos Estados Unidos visando à aquisição ou empréstimo condicionado a posterior devolução do imunizante da AstraZeneca/EUA para o Brasil; bem como a assistência para a obtenção de insumos hospitalares, a exemplo de oxigênio e medicamentos que compõem o “kit intubação”.
Veja a publicação:
https://www.instagram.com/p/CN2QzKiJUJR/