O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) divulgou um vídeo nessa segunda-feira (05) em suas redes sociais no qual tranquiliza os agricultores de Sousa a respeito do convênio nº 884311/2019, que trata sobre a aquisição de patrulha mecanizada para a Prefeitura Municipal de Sousa. Segundo o parlamentar, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) prorrogou até o 30 de abril de 2022 a validade do convênio, que de acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal, estaria em vigor até 30 de abril deste ano.
Leonardo explicou que, em conversa com os técnicos do MAPA, foi apresentado uma publicação do extrato do termo aditivo do convênio com prazo até 30 de abril de 2022.
“Fui procurado na manhã de hoje por vários agricultores da cidade de Sousa preocupados com a possibilidade de fim do convênio. Agora, quero tranquilizá-los que o prazo foi prorrogado e vamos lutar junto a prefeitura de Sousa para que ela possa adquirir o mais rápido possível os tratores, uma vez que são recursos de emendas parlamentares de 2018, do ex-deputado Marcondes Gadelha”, disse o deputado.
O convênio é oriundo de uma emenda de Marcondes Gadelha, que destinou R$ 920.000,00 (novecentos e vinte mil reais) à prefeitura de Sousa para que fossem adquiridos quatro tratores a serem encaminhados às comunidades Angicos Abreu, Curralinho, Núcleo II, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sousa. O tratado ainda prevê uma contrapartida do ente Municipal no valor de R$ 42.685,00 (quarenta e dois mil seiscentos e oitenta e cinco reais).
Os recursos estão disponíveis desde 2019, entretanto, devido aos atrasos e entraves burocráticos da gestão do Prefeito Fábio Tyrone Braga de Oliveira (Cidadania), o governo federal não liberou o montante e nem tampouco a contrapartida do município foi depositada.
Assista: