Pesquisadores do Departamento de Química, da Escola Técnica de Saúde (ETS) e do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), além de estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão desenvolvendo um teste capaz de diagnosticar o vírus da Covid-19 em cerca de 40 minutos. O método, que utiliza inteligência artificial, mostra 90% de sensibilidade na detecção do vírus num espectro de 100 amostras. Os resultados dos estudos devem ser publicados ainda este mês.
O projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) – com custo de R$ 66 mil – e teve início em julho do ano passado. Além de apresentar o resultado positivo/negativo, o novo teste permitirá quantificar o vírus, apontando em que fase da doença a pessoa está.
O professor do Departamento de Química e coordenador da pesquisa, Sherlan Lemos, explicou que o teste é baseado na interação dos componentes do soro sanguíneo com sensores eletroquímicos: “utilizamos um sensor eletroquímico muito simples e todo o trabalho de diagnóstico está relacionado à inteligência artificial, por meio de modelos matemáticos”, explanou.