O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou na manhã deste domingo de Páscoa um vídeo em que aparece o apresentador da Rede TV, Sikêra Júnior, mostrando os repasses do Governo Federal para os Estados durante a pandemia do novo coronavírus. Na publicação, Bolsonaro cita, ainda, o versículo João 8:32 da Bíblia, que fala sobre o conhecimento da verdade e libertação. No vídeo, Sikêra diz para os governadores “criarem vergonha na cara”.
Os números divulgados que aparecem no momento do vídeo publicado no Twitter são dados da Secom (Secretaria de comunicação do Governo) sobre repasses enviados ao estado de Pernambuco e insinua que por conta do uso inadequado da verba repassada, o governador do estado – além de outros governadores pelo país – contribuiu para o aumento de mortes por Covid-19.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, se manifestou dizendo que é “difícil acreditar que em um dia como hoje, domingo de Páscoa, sejamos obrigados a nos deparar com novas atitudes lamentáveis do Presidente da República. Em lugar de disseminar fakenews, por que não assumir suas verdadeiras atribuições e fazer parte do enfrentamento à pandemia?”, disse. E continuou “Nossa maior missão é salvar vidas. Infelizmente, de alguém que trata a dor do outro como mimimi e o luto como fraqueza, não se pode esperar muito. Mas, movidos por espírito público e princípios humanitários, que alguns parecem desconhecer, vamos seguir na luta”.
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters.