Em decorrência do novo coronavírus, a missa celebrada pelo Papa Francisco neste domingo (04) contou apenas com um grupo de pessoas em um altar secundário da basílica de São Pedro, no Vaticano. Durante a celebração, o Papa pediu à comunidade internacional a rápida distribuição de vacinas contra a Covid, sobretudo para os países pobres. Francisco dedicou a missa aos mais vulneráveis, aos doentes de Covid-19 e aos migrantes. Ele destacou, ainda, a necessidade de cessão das guerras pelo mundo, inclusive em regiões da Síria e em países da África.
“A pandemia ainda está em pleno curso, a crise social e econômica são muito graves, especialmente para os mais pobres. E, apesar de tudo —e isso é escandaloso—, os conflitos armados não cessam e os arsenais militares são reforçados”, criticou o papa durante a homilia, antes da bênção Urbi et Orbi (à cidade e ao mundo) e reforçou “ainda há muitas guerras e muita violência no mundo. Que o Senhor, que é a nossa paz, nos ajude a vencer a mentalidade de guerra.”
Francisco lembrou ainda do trabalho de médicos e enfermeiras na linha de frente da pandemia e destacou que as vacinas são ferramentas essenciais na luta contra a Covid, evidenciando que a comunidade internacional se comprometa a suprir os atrasos na distribuição dos imunizantes.
Foto: Alberto Pizzoli via REUTERS.