No último fim de semana, a notícia de que haveria lockdown em João Pessoa se espalhou pelas redes sociais. Em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito da Capital, Cícero Lucena, declarou que a informação é falsa e lamentou a criação de fake news neste difícil momento da pandemia da Covid-19 na cidade, além de citar as medidas que a administração municipal adotou para frear a disseminação do vírus.
“A abertura de leitos está fazendo com que nós, permanecemos nesse nível, apesar do crescimento de casos fruto do aumento de testagem que nós estamos fazendo. Agora eu lamento que num momento tão difícil que estamos passando, tenhamos pessoas que ficam praticando Fake News assombrando a população. Isso não ajuda na soluções para os problemas”, afirmou o gestor.
Cícero ainda destaca que a população deveria se conscientizar em relação ao coronavírus, divulgando as medidas de segurança e informações verídicas sobre a pandemia, e não as fake news.
“Essa energia podia ser usada para pedir as pessoas para ficarem em casa, usarem as máscaras, para a higiene pessoal, isso sim é o que estamos precisando nesse momento. Vamos fazer nossa energia se voltar para o bem”, disse.
O prefeito também alertou que, para que a flexibilização no setor de comércio e serviços seja mantida, é necessário que os pessoenses cumpram as determinações impostas no decreto municipal, como o isolamento social.
“Agora que estamos atingindo 40% de isolamento. As pessoas ainda não estão dimensionando o tamanho do problema. O essencial é que as pessoas fiquem em casa para que a gente não adote medidas como tem sido no Brasil todo”, ressaltou.
Sobre a abertura de novos leitos hospitalares na Capital, o gestor destacou a ampliação realizada pela prefeitura, que em três meses subiu de 30 para 120 disponíveis, porém lembrou que a ação é limitada, devido à falta de mão de obra e insumos.
Segundo Cícero Lucena, na atual situação, o Ministério Público pode excepcionalmente permitir a contratação de cooperativas de saúde para trabalhar no enfrentamento à pandemia. O prefeito ainda revelou está sendo estudada a possibilidade de usar o prédio do Paço Municipal, ou hospitais desativados, para a abertura de mais leitos para o tratamento da Covid-19. “Mas a maior contribuição não é abrir leito, é ficar em casa e manter o distanciamento”, frisou.