A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, localizada no retão de manaíra, suspendeu, na manhã desta quarta-feira (17), os atendimentos a pacientes com Covid-19 em razão da superlotação do lugar. Todos os leitos para tratamento da doença estavam ocupados. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha.
Agora a tarde, a situação foi controlada e os atendimentos a pessoas infectadas pelo coronavírus serão retomados. Pacientes que estavam internados no local foram transferidos para unidades hospitalares tanto da Prefeitura como do Governo da Paraíba, para que o setor de triagem da UPA voltasse a funcionar.
A Secretaria Municipal de Saúde tomará as providências necessárias para que o problema não se repita. De acordo com relatos de pessoas que estavam na UPA no momento do fechamento, cerca de 20 pacientes aguardavam um leito para internação.
Conforme informado pela Secretaria de Comunicação de João Pessoa (Secom-JP), o sistema de saúde municipal está sobrecarregado. Por exemplo, cada uma das UPAs da capital paraibana possui em média 15 leitos, mas a fila de espera em todas elas têm em média 20 pessoas.
“A capacidade de atendimento está no limite. Todas as UPAs tiveram procura nesta quarta-feira (17)”, explica Janildo Silva, secretário executivo de Comunicação.
A gestão municipal orienta que a população procure atendimento nas Unidades de Saúde da Família caso apresente sintomas leves da doença, só se dirigindo a um UPA quando os sintomas estejam agravados.
Fábio Rocha, na tarde de terça-feira (16), fez um alerta para a iminência da falta de oxigênio nas unidades hospitalares da Capital em razão da alta no número de internações por Covid-19. O consumo de oxigênio nos primeiros 15 dias de março já é maior do que o registrado em janeiro e fevereiro.