Apesar das medidas cada vez mais restritivas de isolamento social, com a determinação do toque de recolher e fechamento de atividades não essenciais nos finais de semana, apenas 48,7% dos paraibanos estão cumprindo as determinações estaduais. O dado é da plataforma “Mapa brasileiro da Covid-19”, baseado em levantamento realizado neste domingo (14).
Este é o segundo maior índice registrado no ano. A maior taxa foi registrada no dia 3 de janeiro, quando o isolamento na Paraíba chegou a 48,9%.
Entretanto a marca supera o número constatado nos últimos levantamentos. No último dia 12, o índice foi de 35,3%.
O pico máximo de isolamento social no Estado foi registrado há quase um ano, quando 58,5% dos paraibanos cumpriam as regras de restrição da circulação de pessoas. A pandemia estava chegando ao Brasil, provocando mais apreensão na população. De lá para cá a curva de isolamento oscilou bastante, porém a Paraíba não conseguiu chegar aos 50% de obediência.
Sobre o mapa – O Índice de Isolamento Social foi desenvolvido pela Inloco para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19 ao acompanhar o coronavírus no Brasil. O mapa mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento. O mapa do coronavírus existe para auxiliar as autoridades a direcionarem os recursos de segurança pública, comunicação e saúde.