Em uma reunião, realizada por meio de videoconferência, o governador da Paraíba, João Azevêdo, juntamente com os demais governadores do Nordeste apresentaram ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, uma proposta para a aquisição de 39,6 milhões de doses da vacina Sputnik V que devem ser incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI) assim que o imunizante for aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A negociação entre o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e o Fundo Soberano Russo foi iniciada no ano passado, sob a condução do governador da Bahia, Rui Costa, e foi viabilizada com a sanção por parte do governo federal da Lei que facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à imunização contra a Covid-19.
Segundo Azevêdo, Pazuello deve assinar o contrato ainda na manhã desta sexta-feira (12). Desenvolvido pelo Instituto Gamaleya, o imunizante está sendo fabricado no Brasil pelo laboratório União Química.
“A negociação, que garantiu todas as condições de compra e de entrega, foi viabilizada após a sanção Presidencial à Lei 534/2021. Agradecemos ao governador Rui Costa por todo empenho ao longo desses meses para garantir a disponibilidade das doses e também ao ministro Pazuello pela pronta concordância, aprovação e agendamento para assinatura do contrato de compra já na manhã desta sexta-feira, o que garantirá a continuidade da vacinação”, escreveu o governador numa rede social.
Na reunião virtual, o ministro ainda apresentou uma estimativa de distribuição de doses aos estados para março. A previsão é de que sejam destinadas entre 22 milhões e 38 milhões de imunizantes contra a Covid-19 até o final do mês.
Confira a publicação do governador João Azevêdo: