A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou reajustes tarifários para várias cidades do país. Em Recife, o aumento será de 6,3% enquanto em Belo Horizonte será de 5,9%, entrando em vigor no dia 20 deste mês. Já em João Pessoa, Natal e Maceió haverá uma nova etapa do processo de recomposição de tarifas dos sistemas de VLTs, com passagens subindo para R$ 2,50. Para essas capitais o reajuste valerá a partir de julho, em virtude da maior vulnerabilidade das populações atendidas.
De acordo com a CBTU, os aumentos são inferiores aos 9% de inflação acumulada desde a aprovação do último reajuste destas praças, em janeiro de 2019, implementado de forma parcelada, por força de acordo judicial, entre maio de 2019 e março de 2020.
Em nota, a companhia esclarece ainda que foram considerados diversos fatores no estabelecimento do reajuste, que não foram apenas econômicos, levando em conta a atual situação brasileira em razão da pandemia e seu papel social. “Dessa forma, fez e faz o possível para minorar o impacto para seus usuários, porém, como Empresa Pública Federal subvencionada pelo Tesouro Nacional, não seria possível deixar de ajustar suas tarifas após 2 anos da aprovação de seu último aumento, de forma a não repetir políticas passadas de congelamento tarifário, que perduraram por mais de 17 anos, que tanto oneraram os contribuintes com o crescimento das subvenções através dos impostos federais e prejudicaram a qualidade dos serviços oferecidos, por terem sufocado financeiramente a Companhia e restringido sua capacidade de investimentos”, destaca um trecho do texto.
A CBTU também reforça seu compromisso com as pessoas que utilizam diariamente seus serviços, garantido o transporte nas localidades onde é socialmente vital, buscando um maior equilíbrio financeiro, com redução da subvenção recebida dos impostos federais. Ao mesmo tempo, a companhia procura viabilizar melhorias na atividade prestada, como nos recentes investimentos anunciados nos sistemas de VLTs e Metrô de Natal, João Pessoa e Recife, totalizando R$ 116 milhões.