Três dos netos do rei do baião, Luiz Gonzaga, escreveram na última sexta-feira(03) uma carta de repúdio conjunta intitulada “Carta de Nojo” contra a atitude do presidente da República de tocar uma das canções de Gonzaga numa de suas lives. A música foi tocada pelo presidente da Empresa Brasileira de Turismo, Gilson Machado, com sua sanfona.
Amora Gonzaga, Nanan Gonzaga e Daniel Gonzaga são filhos do cantor de MPB Gonzaguinha. Em sua nota eles escreveram que diante da impossibilidade de processarem o presidente da República decidiram escreverem a carta. Eles ainda acusaram o presidente Jair Bolsonaro de colocar em risco a população brasileira através dos discursos apresentados em suas lives.
“Sonhamos com o dia em que nosso país volte a ser e a ter respeito e honestidade em relação à sua história, suas injustiças e desequilibrios.”, afirmam os netos de Gonzaga. Eles também criticaram a alteração feita na letra pelo presidente da Embratur para afirmar que o Rio São Francisco agora iria para o Ceará. Esta alteração foi mais uma das formas que o presidente Jair Bolsonaro adotou durante os últimos dias para tentar tomar para si a autoria da Transposição do Rio São Francisco que foi criada por Lula e executada na maior parte pelo governo de Dilma Rousseff.