Na última sexta-feira(03) a Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização dos Entes Federativos em Estado de Calamidade Pública da Assembleia Legislativa da Paraíba reuniu-se extraordinariamente por meio de uma videoconferência. Durante a reunião foi apresentado o relatório sovbre o avanço da covid-19 na Paraíba e as medidas que devem serem adotadas para prevenir novas contaminações e permitir a retomada da economia.
O deputado estadual Buba Germano, que presidente a comissão, afirmou que está sendo feito um acompanhamento semanal da evolução da pandemia nas regiões do estado. “É importante destacar que de maio pra junho, os casos na Paraíba cresceram em 14 vezes. A Grande João Pessoa apresentou redução de 7,5% da quantidade de casos”, afirmou o deputado.
Segundo o relatório a região de Campina Grande apresentou um aumento de 4,1%. A deputada Camila Toscano defendeu que os municípios paraibanos aumentem a quantidade de testes para o diagnóstico do novo coronavírus com o intuito de evitar as subnotificações e trazer para a população a realidade do avanço da doença. Desta forma, com base em números que se aproximem ao máximo da realidade, será possível, segundo a deputada, “elaborar medidas de retomada da economia e de redução das medidas de isolamento, algo que a população anseia não só por questões econômicas, mas também por efeitos psicológicos”.