• Sobre
  • Contato
13/04/2026
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Destaque

Com nota máxima, JP é apontada como capital mais transparente do país

29 de junho de 2020
em Destaque
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A
Em novo decreto, Cartaxo proíbe abertura de feiras e praças a partir desta segunda-feira

Pela segunda vez consecutiva, João Pessoa é apontada como a Capital mais transparente do país nas aquisições emergenciais voltadas ao combate à Covid-19. O ranking realizado pela ONG Transparência Internacional, divulgado nesta segunda-feira (29), avaliou redes sociais e sites oficiais, a exemplo do portal da transparência, com demonstrativos de investimentos públicos dos 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e das 27 capitais. A cidade obteve a pontuação máxima, sendo a única a atingir nota 100, com o melhor resultado nacional na fiscalização, controle e na boa aplicação de recursos públicos.

A capital paraibana já havia alcançado a primeira colocação nacional em levantamento de maio deste ano, com nota 88,6. O desempenho deste mês apresentou um crescimento de mais de 11 pontos nas medidas de controle e fiscalização da cidade, que segue aperfeiçoando as ações de transparência pública durante a pandemia. “O respeito à vida precisa ser acompanhado pelo zelo permanente com o investimento público. Cada centavo é importante nesta luta”, explicou o gestor. O resultado indica que João Pessoa é a capital que melhor está cumprindo as exigências da Lei Federal nº 13.979/2020, que regulamentou as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus.

Apenas 08 capitais brasileiras alcançaram desempenho considerado ótimo. Manaus e Macapá obtiveram a segunda e a terceira colocações, com notas 94,9 e 93,6, respectivamente. “O esforço para seguir adotando novas medidas de controle e fiscalização são permanentes. Este reconhecimento só reforça que optamos pelo melhor caminho, fazendo o certo, o que precisa ser feito, para vencer novas batalhas”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

O secretário da Transparência de João Pessoa, Ubiratan Pereira, destacou “o esforço conjunto para salvar vidas e preservar a boa aplicação de recursos públicos”, ponderou. A Controladora-Geral do Município, Regina Santos, ressaltou que a melhoria no desempenho da capital mostra a solidez das medidas de controle. “O aperfeiçoamento é constante, construído em parceria com todas as secretarias do município, uma vez que a transparência é um dos pilares deste novo modelo de gestão implantado em João Pessoa”, disse, depois de agradecer o envolvimento de todos os servidores, em particular a Iury Rogério e Rafael Brayner.

Ranking – No ranking, 18 capitais tiveram desempenho considerado como bom, regular, ruim e péssimo. Com sede em Berlim, a Transparência Internacional tem atuação em mais de 100 países, sendo apontada como a principal entidade de combate à corrupção no cenário global. Desde 2016, a organização passou a atuar com espaço próprio no Brasil, formado técnicos e especialistas no setor.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Candidatura de Ruy a prefeito de JP recebe apoio do PSC: ‘gestão eficiente e inovadora’

Próxima Matéria

Cientistas anunciam vacina capaz de imunizar toda a população contra o coronavírus

Matérias Relacionadas

As tristes coincidências do calendário
Eleições

As tristes coincidências do calendário

6 de abril de 2026
Mais de 14 mil pequenos negócios foram abertos na Paraíba no primeiro bimestre de 2026
Paraíba

Mais de 14 mil pequenos negócios foram abertos na Paraíba no primeiro bimestre de 2026

4 de abril de 2026
Cícero Lucena inaugura novo Ninho do Saber, a 61ª unidade construída ou requalificada
Educação

Cícero Lucena inaugura novo Ninho do Saber, a 61ª unidade construída ou requalificada

31 de março de 2026
Próxima Matéria
Primeira vacina contra covid-19 a ser testada em humanos gera resposta imunológica e é segura, diz empresa

Cientistas anunciam vacina capaz de imunizar toda a população contra o coronavírus

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio