A cidade de Campina Grande é, atualmente, a que apresenta o maior índice de propagação do novo coronavírus na Paraíba, de acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Saúde. Na cidade, cada pessoa infectada na cidade contamina pelo menos mais 2,19 outras. O índice é bem maior que o de João Pessoa, que era até bem pouco tempo o epicentro do contágio no estado.
Com 5.557 pessoas diagnosticadas com a covid-19, Campina registra 76 óbitos. Pelo menos o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ainda é relativamente baixo – se comparado com o outras cidades no país: 59% dos leitos disponíveis para a doença estão ocupados.
Flexibilização
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), anunciou no último dia 12 de junho a flexibilização do funcionamento de alguns setores comerciais a partir do dia 15. Romero explicou que as medidas fazem parte de um Plano de Convivência e Retomada das Atividades, desenvolvido de maneira conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e sindicatos e instituições que representam o setor empresarial do município.
A flexibilização do funcionamento do comércio está sendo posta em prática de maneira gradual, em três etapas, a cada 15 dias.