O professor paraibano Arnaldo Correia de Medeiros foi nomeado nesta sexta-feira (5) para o comando da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, conforme publicação no Diário Oficial da União. O cargo estava vago desde o dia 25 de maio, quando saiu Wanderson Oliveira, remanescente da gestão de Luiz Henrique Mandetta.
O secretário nomeado nesta sexta foi apadrinhado pelo líder do PL na Câmara, deputado Wellington Roberto (PB). Arnaldo Correia de Medeiros foi professor do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e já dirigiu o Hospital Universitário da instituição.
A Secretaria é uma das principais estruturas de governo para elaboração de ações contra o coronavírus. Ela é responsável por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira.
O Centrão, bloco informal de centro e direita está em processo de aproximação de Jair Bolsonaro e parte dele já se declara base do governo. Além do PP e PL, já se receberam cargos no governo nas últimas semanas indicados do PSD, Republicanos, PSC e Avante.
Na último dia 28, os partidos foram fundamentais para impedir uma derrota na votação da medida provisória 936/2020 que poderia custar R$ 22 bilhões.