O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB), juntamente com os hospitais da Unimed, Memorial São Francisco e Nossa Senhora das Neves, na Capital, e com as secretarias de Estado da Saúde (SES) e de João Pessoa (SMS/JP) lançaram uma carta aberta de alerta à população paraibana sobre o risco de colapso do sistema de saúde. O documento foi publicizado após reunião realizada nesta quinta-feira (21/05).
Os órgãos estão preocupados com o esgotamento da capacidade das redes hospitalares pública e privada, e alertam a população acerca da necessidade de se respeitar estritamente as medidas de contenção de propagação do novo coronavírus, recomendadas pela comunidade científica e adotadas pelo estado da Paraíba e seus municípios, as quais seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com o documento, nos hospitais públicos, a 1ª Macrorregião de Saúde, com sede em João Pessoa, já tem 83% dos leitos de UTI ocupados, enquanto que nos hospitais privados, todas as três unidades hospitalares que atendem pacientes com coronavírus já superaram a taxa de 70% de ocupação nas UTI’s.
Confira a carta na íntegra: