O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (15), um alerta para o perigo de chuvas intensas para João Pessoa e outros 62 municípios da Paraíba com previsão válida até às 8h deste sábado (16). O órgão prevê ainda que poderá chover de 30 a 60 milímetros por hora, ou até 100 milímetros por dia, nessas cidades.
Há baixo risco de alagamento e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. Em caso de problemas, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Confira os 63 municípios que poderão ter chuvas intensas nessas próximas horas:
Alagoa Grande
Alagoinha
Alhandra
Araruna
Araçagi
Areia
Bananeiras
Bayeux
Baía da Traição
Belém
Borborema
Caaporã
Caiçara
Caldas Brandão
Capim
Conde
Cruz Do Espírito Santo
Cuitegi
Cuité De Mamanguape
Curral De Cima
Dona Inês
Duas Estradas
Guarabira
Gurinhém
Ingá
Itabaiana
Itapororoca
Itatuba
Jacaraú
João Pessoa
Juarez Távora
Juripiranga
Lagoa De Dentro
Logradouro
Lucena
Mamanguape
Marcação
Mari
Mataraca
Mogeiro
Mulungu
Natuba
Pedras De Fogo
Pedro Régis
Pilar
Pilões
Pilõezinhos
Pirpirituba
Pitimbu
Riachão
Riachão Do Poço
Rio Tinto
Salgado De São Félix
Santa Rita
Sapé
Serra Da Raiz
Serraria
Sertãozinho
Sobrado
Solânea
São José Dos Ramos
São Miguel De Taipu
Tacima
Alagamentos e deslizamentos na madrugada
As fortes chuvas que caíram em João Pessoa durante a madrugada desta sexta-feira (15), deixaram semáforos sem funcionar, pontos de alagamentos por diversos bairros da capital paraibana, além de início de deslizamento de barreira. Pelo menos dois semáforos localizados nas Avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro encontram-se desligados.
Além deles, o semáforo da Av. Cruz das Armas, em Oitizeiro, encontra-se intermitente.
Também foi registrado acúmulo de água em diversos bairros da capital. De acordo com a câmera da Semob, a principal dos Bancários registra acúmulo de água em frente ao Equilíbrio do Ser. A equipe de agentes da mobilidade foi acionada para executar o bloqueio e desvio do trânsito nesse trecho.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a barreira localizada na BR-230, no bairro do Castelo Branco apresenta sinais de desmoronamento.