A Promotora de Justiça de Guarabira, Dra. Edvan Saraiva, recomendou ao prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, a revogação do Decreto nº 77/2020 bem como o fechamento imediato do comércio da cidade. A informação foi dada pela própria promotora ao radialista Eraldo Luiz em entrevista a Rádio Integração na manhã desta terça-feira (5).
Segundo Saraiva, a orientação ao prefeito foi a de se adequar ao decreto estadual que determina fechamento do comércio nos municípios onde há casos confirmados de coronavírus. A orientação do Ministério Público é de que o comércio seja fechado por mais 15 dias, enquanto durar o período de pico da disseminação do vírus.
O Ministério Público também encaminhou recomendação a empresa Guaraves para realização de teste em massa de todos os funcionários, independente de quem esteja com sintomas ou não. Ainda segundo a recomendação, o MP orienta dispensar os funcionários idosos e/ou com sintomas.
Segundo a promotora, não há necessidade de interdição na empresa, as medidas iniciais são para testagem, mas não descartou essa possibilidade, caso se agrave a situação.
Nos últimos dias, familiares de funcionários da empresa tem denunciado a contaminação de pessoas no interior da mesma sem que a direção tome medidas efetivas para proteger quem lá trabalha.
A Prefeitura de Guarabira até o meio da manhã desta terça-feira (05) não havia se pronunciado ainda sobre a recomendação do MP, tão pouco a empresa Guaraves também se pronunciou.