Visando conter a disseminação do novo coronavírus na cidade de Rio Tinto, o prefeito Fernando Naia, divulgou em suas redes sociais na noite desta segunda-feira (04), um vídeo anunciando a instalação de barreiras de fiscalização em todos os pontos de acesso ao município, e nas comunidades da zona rural.
O prefeito informou que as novas medidas serão mais rigorosas em razão dos novos casos de coronavírus confirmados na cidade, e que só será permitida a entrada de pessoas em situação de ‘extrema necessidade’. “Eu queria aqui, anunciar algumas mudanças, tornando mais rigoroso o nosso processo de isolamento social pra toda cidade”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais dois casos testados positivos para a Covid-19, chegando a seis notificações desde o último dia 30 de abril, quando surgiram os primeiros infectados no município.
De acordo com o gestor, os pontos fechados serão:
- Ponte do Veloso
- Pindobal/Rio Do Banco
- Fazenda Sapucaí/Br 101
- Sítio Saco/Praia de Campina
- Saída da Vila Regina para Marcação
- Acessos a Tatupeba, Pau D’Arco e Pacaré
- Portal de Salema
- Entrada de Piabuçú
- Acesso Mataraca/Rio Tinto (estrada vicinal)
- Entrada de Campart II
- Br-101 (acesso pela Mata)
As barreiras de fiscalização serão acompanhadas pelo Comitê de Operações em Emergências em Saúde de Rio Tinto (COERT-19), e deverá restringir, entre outras questões, a circulação de pessoas que estejam chegando de outros Estados ou municípios, com mudanças ou para visitar parentes, além de comerciantes e feirantes de outras regiões.
O prefeito alertou em sua fala toda a população sobre o momento em que ‘todos estão passando’. “É um momento muito sério, e muito perigoso. Não brinquem, isso é sério, e as pessoas podem está sendo contaminadas, e esse vírus mata…(sic)”, alertou.
O gestor lembrou ainda que não está mais permitido entrar em estabelecimentos comerciais sem máscaras de proteção. O comércio que for identificado descumprindo a determinação publicada nos últimos Decretos Municipal e Estadual poderá ser multado, e/ou até, ter o alvará de funcionamento cassado.
O prefeito anunciou que está realizando a compra de mais 30 mil máscaras para distribuir para toda a população de Rio Tinto, além da disponibilização de pontos com (torneiras e pias) no centro da cidade para a higienização das mãos em locais de maior fluxo de pessoas.