O prefeito Luciano Cartaxo anunciou novas medidas de combate ao coronavírus em João Pessoa às 11h00, desta segunda-feira (4), no auditório do Paço Municipal. Entre as medidas está a interdição de praias e da orla de João Pessoa diante do relaxamento da população em manter as medidas de isolamento social.
A interdição das praias e da orla pessoense, segundo o gestor municipal, é uma medida que vem sendo analisada constantemente pelo prefeito Luciano Cartaxo, Secretaria de Saúde e Vigilância epidemiológica para reforçar o isolamento social, uma vez que a população vem relaxando na medida, apontada como principal fator para combater a propagação do coronavírus.
Estão incluídas na restrição as atividades de caminhada e de corrida nas ciclofaixas adjacentes a toda extensão da Orla de João Pessoa, que vem reunindo um grande número de pessoas nos últimos dias. O mesmo diz respeito ao funcionamento dos parques. De acordo com estudos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, o número de registros confirmados do Coronavírus cresceu de forma acelerada, saindo de 2 registros diários no início de abril para mais de 60 casos por dia em maio, quantitativo 30 vezes maior.
A demanda por internações também apresentou aumento de 160% em UTIs e 80% nas enfermarias apenas no último final de semana, com quase 60% de leitos ocupados por pacientes que não residem em João Pessoa. A capital chegou a 36 mortes por coronavírus.
O prefeito Luciano Cartaxo explicou que a restrição da circulação de pessoas será coordenada pela Guarda Municipal, Sedurb e Semob. Um pedido também foi encaminhado à Polícia Militar para contribuir com o cumprimento das medidas, que passam a valer em caráter educativo ainda na tarde desta segunda-feira (04).
“Entramos em um novo estágio de enfrentamento ao vírus, que exige o aumento das restrições feitas até aqui. Nesta batalha diária para salvar vidas, precisamos contar com o apoio de todos, priorizando o isolamento social. Muitos espaços públicos estavam reunindo um grande quantitativo de pessoas. Com essa decisão estamos evitando, ao máximo, qualquer possibilidade aglomeração”, explicou o gestor.
Vídeos que foram encaminhados ao prefeito mostrando a quantidade de pessoas que se arriscaram no último final de semana, caminhando na orla, reforçaram a decisão sobre a interdição, que foi anunciada hoje.