Em meio a pandemia de covid-19, as solicitações de seguro-desemprego aumentaram substancialmente no Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP). De acordo com o coordenador do órgão, Adênio Lima, os atendimentos saltaram de 200 por mês para 25 por dia nas últimas duas semanas. Nesse ritmo, o órgão pode chegar a 500 atendimentos mensais.
Adênio Lima explicou que há duas possíveis justificativas para o aumento. Uma delas é que o Sine-JP é o único que está realizando atendimento presencial em João Pessoa nesse período de isolamento social. A outra tem relação com o aumento das demissões nesse período de incertezas econômicas.
O coordenador do Sine-JP contou que está entrando em contato com os outro órgãos que liberam o seguro, o Sine estadual e a Superintendência Regional do Trabalho, para pedir reforço no atendimento. Segundo ele, esses dois órgãos não estão atendendo presencialmente, apenas orientando às pessoas para que deem entrada no seguro por meio de aplicativo.
“O problema é que muitas vezes as pessoas vão dar entrada pelo aplicativo e dá inconsistência nos dados. quando isso acontece, o processo tem que ser feito de forma presencial”, disse Adênio Lima. Ele informou que a expectativa é que haja uma demanda ainda maior em abril.
O atendimento presencial do Sine-JP acontece exclusivamente com agendamento prévio, que pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone 98603-5125 ou pelo e-mail seguro-desemprego.sinejp@gmail.com