O ex-deputado federal André Amaral alertou nesta segunda-feira que o brasileiro ainda não entendeu a gravidade da pandemia do coronavírus e que isso ainda pode matar muita gente. Amaral pede ao presidente Jair Bolsonaro que lance mão de um dispositivo constitucional primordial neste momento: a GLO (Garantia da Lei e da Ordem).
“Acredito que essa seja a única saída para contermos essa pandemia, e segurarmos os brasileiros dentro dos seus lares. Se o isolamento social é o único caminho, que seja feito inclusive com o emprego da força do estado, e se preciso for, que a sociedade fique por um tempo necessário, aquartelada”, disse Amaral
Veja a nota completa:
“O PRESIDENTE precisa decretar a G.L.O.
O brasileiro ainda não entendeu a gravidade da pandemia do corona vírus e que isso ainda pode matar muita gente.
O governo federal precisa ser enérgico e aplicar uma dose cavalar para que possamos sair desse pesadelo. Vejo apenas uma solução para colocarmos o brasileiro dentro de casa e em isolamento social. Os governos estaduais têm utilizado de suas forças polícias nos estados, para tentar conter a população, tentando conscientizar a população, que ainda insiste em se expor desnecessariamente, da necessidade de ficar em casa. Contudo, os contigentes estaduais não só são insuficientes para isso, como tais medidas não têm a força legal necessária.
Existe um dispositivo constitucional que é a GARANTIA DA LEI E DA ORDEM em que o presidente da república tem a possibilidade de, em casos extremos, convocar as forças armadas e às colocar nas ruas, de forma ostensiva.
Acredito que essa seja a única saída para contermos essa pandemia, e segurarmos os brasileiros dentro dos seus lares. Se o isolamento social é o único caminho, que seja feito inclusive com o emprego da força do estado, e se preciso for, que a sociedade fique por um tempo necessário, aquartelada.
Não temos outro caminho, nem outra saída. Uma vez que os prejuízos só assim podem ser evitados, de forma enérgica e pontual. Mais um dia sem uma ação forte e aumentaremos em mais semanas, a nossa espera, a nossa quarentena voluntária, e todos os prejuízos de estarmos distantes das pessoas que amamos, e da normalidade das nossas rotinas.
Precisamos de 20 dias de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) nas ruas, para vencermos essa pandemia.
Presidente decrete a GLO hoje, porque amanhã talvez seja tarde demais.
Precisamos da GLO JÁ!”