O Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa sobre o que pensam os brasileiros sobre quatro afirmações do presidente Jair Bolsonaro. Em todas as questões, a maioria da população entrevistada foi contra as declarações ou intenções do gestor federal.
Uma dessas frases foi sobre preservação ambiental: “É só você deixar de comer um pouquinho. Você fala para mim em poluição ambiental. É só você fazer cocô dia sim, dia não”. A declaração foi dada a jornalistas na saída do Alvorada em 9 de agosto e 88% dos entrevistados disseram discordar da declaração do presidente.
Outra declaração pesquisada pelo Datafolha foi: “As pessoas que têm mais cultura têm menos filhos. Eu sou uma exceção à regra, tenho cinco”. Em relação a essa afirmação, dada também no dia 9, 63% disseram que discordam de Bolsonaro, e 33% afirmaram que concordam.
Uma das declarações de Bolsonaro que mais geraram repercussão nos últimos meses usou um termo pejorativo para se referir ao Nordeste.
“Daqueles governadores ‘de paraíba’, o pior é o do Maranhão. Tem que ter nada com esse cara”, disse antes do início de um café com jornalistas em julho. Segundo a pesquisa, disseram discordar com essa afirmação 69% dos entrevistados, e 22% concordaram.
O Datafolha também ouviu os entrevistados sobre afirmação feita por Bolsonaro a respeito da indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho dele, para a Embaixada do Brasil em Washington. Sobre esse assunto, 70% dos entrevistados disseram discordar, já 27% concordam com o presidente.
A pesquisa foi feita entre os dias 29 e 30 de agosto em 175 municípios em todo o país.
Da redação com informações da Folha de São Paulo