• Sobre
  • Contato
01/07/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Paraíba

Em Santa Rita, Justiça decide anular eleição que escolheu Cícero Medeiros o novo presidente da Câmara Municipal

5 de julho de 2019
em Paraíba, Política
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A

A Justiça decidiu anular a eleição realizada na tarde desta quinta-feira (4) que escolheu Cícero Medeiros o novo presidente da Câmara Municipal de Santa Rita. A decisão é da juíza Israela Cláudia da Silva Pontes Asevedo, da 5ª Vara Mista de Santa Rita. Segundo ela, a eleição foi à revelia da Justiça, elegendo um presidente em decorrência do afastamento do presidente Gustavo Santos, na última sexta-feira (28)

A magistrada julgou um Embargo de Declaração impetrado pelo vereador Sebastião do Sindicato alegando “obscuridade” na decisão da juíza Virgínia Fernandes que, segundo o parlamentar, teria sido omissa em seu parecer quanto à questão do preencimento da vacância temporária causada pelo afastamento de Gustavo Santos.

O vereador grifou e questionou o trecho em “que a condução interina da Presidência recaia sobre o último presidente, em estrita observância no artigo 15, do Regimento Interno da Casa”.

Nesta quinta, Israela Asevedo rejeitou os embargos de Bastinho alegando não haver obscuridade na sentença da juíza Virgínia e cravou:

“Acontece que  o citado artigo foi exatamente utilizado como diretriz do procedimento a ser adotado pela Câmara Municipal para a substituição do Vereador afastado temporariamente, desta forma, a aludida decisão respeita e resguarda a independência da casa legislativa”, diz Israela Asevedo em seu despacho.

E concluiu.

“Esclareço que o afastamento do Vereador SAULO  GUSTAVO SOUZA SANTOS tem CARÁTER PROVISÓRIO, concedido em sede de TUTELA DE URGÊNCIA, assim sendo, a decisão deve ser cumprida em seus exatos termos, devendo a Câmara Municipal de Santa Rita, através do seu representante em exercício ou por decisão do  plenário da casa, ABSTER-SE de convocar e realizar novas eleições ou caso já tenha ocorrido TORNE SEM EFEITOS a mesma, imediatamente, assim como todos os atos subsequentes”, pontuou a juíza.

O advogado e Procurador exonerado da Câmara,  Rafael Lucena, já havia antecipado o tema desde o início da semana, quando afirmou peremptoriamente que uma eventual eleição sob as atuais condições converteria-se em ato nulo por se tratar do que chamou de “flagrante ilegalidade”.

“A decisão liminar de caráter provisório proferida pela Juíza Substituta da 5a Vara Mista da Comarca de Santa Rita, baseada apenas na Lei Orgânica do Município, não anulou a Eleição da Mesa Diretora (questão de mérito), determinou, apenas, o afastamento do Presidente Eleito de forma legal e com 18 votos favoráveis de um total de 19.

Realizar novas Eleições nesse momento é ilegal, inoportuno e, infelizmente, demonstra a ansiedade de assumir o Poder de forma arbitrária, sem respaldo jurídico e sem determinação judicial nesse sentido”, argumentou Rafael.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Moro e Guedes terão que explicar investigação sobre editor do ‘The Intercept’

Próxima Matéria

O essencial desta sexta-feira no “Resumo do dia”

Matérias Relacionadas

Prefeito de Campina Grande sanciona novo Plano Diretor; confira os principais pontos
Economia

Campina dispara na geração de empregos em 2025, aponta mais uma vez os dados da Caged

30 de junho de 2025
Último dia para aderir ao Refis 2025 em Campina é nesta segunda-feira (30)
Política

Último dia para aderir ao Refis 2025 em Campina é nesta segunda-feira (30)

30 de junho de 2025
Pedro apoia Marcelo Queiroga na disputa do segundo turno em João Pessoa
Política

Pedro propõe escolha do candidato da oposição ainda este ano: “Não podemos repetir o erro”

30 de junho de 2025
Próxima Matéria
O essencial desta sexta-feira no “Resumo do dia”

O essencial desta sexta-feira no "Resumo do dia"

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio