• Sobre
  • Contato
01/07/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias

70 anos da CMJP: público lota Teatro de Arena para acompanhar palestra de Fernando Haddad

6 de outubro de 2017
em Notícias
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A

Para o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), a sociedade tem que se apropriar do plano diretor de sua cidade e fazer frente aos ataques especulativos. “As cidades têm jeito, porque nós a inventamos (…) Temos de fazer da cidade solução e não problemas”, receitou Addad, na noite desta quinta-feira (5), durante palestra proferida para um público que lotou o Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

A palestra de Fernando Haddad (PT), com o tema ‘Participação Popular na Construção da Cidade’, integrou as comemorações dos 70 anos de reinstalação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Ela foi a segunda do ciclo de palestras ‘Câmara Aberta: Diálogos da Democracia’, que irá acontecer até dezembro para celebrar os 70 anos do Legislativo Municipal.

A participação do ex-prefeito estava inserida no ‘Seminário Cidades Democráticas’, que teve o objetivo de mobilizar a sociedade sobre a importância de participar do processo de revisão do Plano Diretor de João Pessoa. Haddad compartilhou sua experiência à frente da gestão da maior cidade do país, durante a reformulação do seu Plano Diretor Estratégico. O ‘Seminário Cidades Democráticas’ foi realizado pelo Fórum Plano Diretor Participativo e contou com a exposição de cinco painéis temáticos.

A mesa de abertura da palestra foi composta pelo presidente Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Pedro Rossi; o vereador Marcos Henriques (PT), representando o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB); o próprio palestrante; o vereador Tibério Limeira (PSB); a deputada estadual Estela Bezerra (PSB), representando a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); o procurador José Godoy, do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba; e a prefeita do Conde, Márcia Lucena (PSB), representando os municípios da Região Metropolitana de João Pessoa.

“Quando se fala em plano diretor, se fala em terra, a superfície de uma cidade”, disse Fernando Haddad, explicando: “A tendência natural de uma arquitetura ultrapassada é pensar apenas projetos bonitos; hoje as cidades, na nova arquitetura, pensam em projetos baseados em uma vida de bem-estar da população”. Para ele, o setor privado passa a ser um aliado da cidade e não uma ameaça.

“Mas também têm obras públicas que não são bem-vindas, porque não podemos ampliar os sacrifícios das pessoas. Temos que enxergar uma cidade em movimento, na sua dinâmica”, completou o palestrante, destacando: “Um dos pontos cruciais do plano diretor é a função social da propriedade pública. E um exemplo é o sistema viário, que é tratado como terra de ninguém. Temos que pensar a ordenação do espaço viário”.

Durante todo o dia dessa quinta-feira, temas como ‘Autogestão de Comunidades’, ‘Planejamento e Participação Popular’, ‘Cidades e Tecnologia’, ‘Acessibilidade e Direito à Cidade’ e ‘Transparência e Mobilidade Urbana’ foram debatidos durante os painéis. A ideia era o de construir um manifesto com diretrizes que servirão para nortear a metodologia que será utilizada para garantir a participação popular durante o processo de revisão do Plano Diretor de João Pessoa.

O vereador Tibério Limeira integra o Fórum Plano Diretor Participativo representando a Câmara e a palestra de Fernando Haddad ainda foi acompanhada pelos vereadores Eduardo Carneiro (PRTB) e Sandra Marrocos (PSB).

Ascom

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Cartaxo entrega novos equipamentos à Guarda Municipal e reforça segurança cidadã

Próxima Matéria

Prefeitos da Paraíba pedem R$ 4 bilhões para cobrir rombo nas receitas municipais

Matérias Relacionadas

Prefeito de Campina Grande sanciona novo Plano Diretor; confira os principais pontos
Economia

Campina dispara na geração de empregos em 2025, aponta mais uma vez os dados da Caged

30 de junho de 2025
Último dia para aderir ao Refis 2025 em Campina é nesta segunda-feira (30)
Política

Último dia para aderir ao Refis 2025 em Campina é nesta segunda-feira (30)

30 de junho de 2025
Pedro apoia Marcelo Queiroga na disputa do segundo turno em João Pessoa
Política

Pedro propõe escolha do candidato da oposição ainda este ano: “Não podemos repetir o erro”

30 de junho de 2025
Próxima Matéria

Prefeitos da Paraíba pedem R$ 4 bilhões para cobrir rombo nas receitas municipais

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio