Um levantamento exclusivo da Quaest (empresa de consultoria e pesquisas eleitorais) para a CNN Brasil apontou que 22% das pessoas ainda acreditam que Jair Bolsonaro (PL) foi o responsável pelo recuo das tropas russas na fronteira com a Ucrânia.
O boato teve origem na última terça-feira (15) durante a viagem do presidente à Rússia. O próprio Bolsonaro divulgou uma imagem na qual a CNN informa o recuo de Putin.
Para 78% das pessoas que interagem nas redes sociais, Bolsonaro salvando a humanidade de um conflito entre superpotências nucleares é uma piada, um meme.
Ainda na terça-feira (15), a rede Twitter amanheceu com a hashtag #BolsonaroEvitouAGuerra. E com memes de tirar muitas gargalhadas – como a imagem do “mito” carregando Putin na garupa de uma moto no lugar de Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan.
Aliados
O ex-ministro Ricardo Salles usou uma montagem que atribui à CNN a informação de que o presidente Jair Bolsonaro evitou “a 3ª Guerra Mundial”.
Na postagem fake compartilhada também por grupos bolsonaristas, a frase mentirosa entra como suposta causa do recuo a uma invasão da Rússia a Ucrânia. A CNN desmentiu a notícia.
Após informar que se tratava de mais uma mentira, a empresa sofreu ataques de grupos bolsonaristas e membros do governo.