Fale Conosco

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), candidato ao governo da Paraíba pela Coligação Renovação de Verdade, reafirmou o seu compromisso em valorizar o setor cultural no Estado integrando esta área a sua política de desenvolvimento do turismo.

Citando o seu plano de Estado, Vital falou de seus projetos de ampliar as ações de cultura na Paraíba, setor esse que aprendeu a valorizar através do seu pai o ex-tribuno Vital do Rêgo como seu avô o ex-governador Pedro Gondim, quando recorda que em 1960, Pedro Gondim comandava de forma inédita as caravanas da cultura na Paraíba e citou como exemplo, a construção do Teatro Municipal de Patos, fruto da ação do peemedebista e do deputado federal Hugo Mota. Ele também fez referência a reforma do Teatro Municipal Severino Cabral em Campina Grande que teve a sua participação decisiva.

Vital revelou que no seu governo o fundo de investimentos para a cultura vai ser quadruplicado dos valores atuais, partindo no primeiro ano de gestar com R$ 20 milhões. “Gravei essa semana para mostrar o descaso do atual Governo do Estado com a cultura na frente da casa de João Pessoa, na capital paraibana que está para cair. Isso prova que este atual modelo não edifica os valores culturais da nossa gente. Na minha gestão vamos criar os centros culturais Jackson do Pandeiro, Sivuca e o museu de João Pessoa”, garantiu Vital, dizendo ainda que vai revitalizar e ampliar com apoio da presidente Dilma os pontos de cultura, pois para ele são essas políticas que devemos semear e regar diariamente para a valorização do setor cultural no Estado.

Turismo – Segundo o candidato pemedebista, falta ao turismo da Paraíba um planejamento de divulgação de seus potenciais que são enormes, destacando que no seu governo vai agir diferente buscando parcerias via Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) e Embratur. Vital aproveita a oportunidade e confirma aos paraibanos que há poucos dias obteve a garantia da Ministra da Cultura Marta Suplicy da viabilização para Itabaiana do museu de Sivuca que foi abandonado pela atual gestão estadual. “Vou apoiar o movimento cultural, a valorização dos nosso artistas é um compromisso meu, pois tenho história com a cultura paraibana que haverei de cumprir.”

Turismo religioso – O peemedebista visitou recentemente os municípios de Gado Bravo e Umbuzeiro na região do Agreste Paraibano, onde participou na comunidade de Tapuio da festa e padroeira de Santa Ana, padroeira de ambos municípios.

Defensor do turismo religioso desde o primeiro dos seus mandatos Vital debateu junto as suas respectivas populações e lideranças locais a exemplo do vice-prefeito (Neto Lucena e os vereadores Zé Preto e Julião de Gado Bravo as demandas para impulsionar o setor na região.

Para o vice-prefeito Neto Lacerda, o candidato a governador Vital tem todas as condições para dar a estrutura necessária para impulsionar na cidade um dos segmentos que mais cresce no Brasil é o turismo religioso. No ano passado Vital garantiu via o ministro do Turismo, Gastão Vieira recursos para diversos municípios nesta área.

Abraçado pelos munícipes e turistas presentes no evento Vital garantiu que no seu governo o turismo religioso terá seu apoio. Ele observa que vários encontros nacionais que poderiam estar sendo realizados na Paraíba, e estão impossibilitados devido à falta de apoio dos órgãos públicos, a exemplo da PBTur. “Eles buscam espaço em um mercado que tem potencial para crescimento, mas que precisa de estrutura adequada para atrair esses eventos.”, afirmou no meu governo isso vai mudar em todas as áreas do turismo, seja no de eventos, o da terceira idade, ecoturismo, etc.

Vital defende de forma contundente, a interiorização do turismo citando o forte potencial que o Estado dispõe. “O turismo é um setor primordial para a Paraíba, visto que além de manter costumes, particularidades e tradições de cada região, ainda serve para alavancar o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda. É um setor que merece atenção especial e terá prioridade no nosso Programa de Estado”, assegurou.