Notícias

Vital garante que audiência de Venezino e Cartaxo serviu para estreitar pontos em comum do PT e do PMDB

Direto de Brasília onde presidiu mais uma sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), garantiu que o encontro do pré-candidato a governador Veneziano Vital do Rêgo com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT)  mostrou que o PMDB e o PT estão em sintonia tanto política quanto administrativa e podem marchar juntos em 2014.

O senador que não pode comparecer a audiência devido os compromissos na CCJ, reafirmou a sua disposição de continuar buscando as parcerias em Brasília juntamente com a deputada Nilda Gondin (PMDB-PB), no sentido de ajudar a administração de João Pessoa com a liberação de recursos e outras ações em favor da capital. Recentemente Vital recebeu em seu gabinete recebeu em Brasília, o Secretário de de Acompanhamento Governamental da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Inaldo Leitão.

Ele garantiu que os pleitos debatidos na audiência, serão levados por Veneziano a Brasília

Para Vital, a visita de cortesia que Veneziano fez ao prefeito Luciano Agra, só estreitou os laços que PT e PMDB têm em comum tanto no campo administrativo como no campo da política. “Acredito que foi um encontro de dois grandes líderes que tem o respeito do povo da Paraíba. Certamente, um encontro rico em todos os aspectos” avaliou.

No campo da política, o senador disse que vislumbra sim, a possibilidade de PT e PMDB estarem juntos no mesmo palanque em 2014, reeditando uma aliança nacional. Isso porque, os dois partidos na Paraíba já estão traçando metas para garantir a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), repetindo assim, uma aliança celebrada nas últimas duas eleições estaduais. “Podemos sim estarmos juntos em 2014. O PT e o PMDB comungam ideologicamente dos mesmos ideais; tem programas semelhantes e muitos pontos em comum” disse. Ele lembrou que os dois partidos tem grandes lideranças na Paraíba e juntos, podem construir um novo tempo, a  exemplo dos deputados Frei Anastácio e do presidente municipal do PT Jacson Macedo.

A exemplo de Veneziano, o senador Vital defende que a oposição tenha um discurso comum, convergindo para uma mesma direção, mesmo se tiver mais de uma postulação. A união das oposições segundo o senador, será fundamental para combater  o atual modelo administrativo que colocou a Paraíba no atraso, e instaurar um novo tempo no Estado. A idéia é construir uma proposta diferenciada que traga esperança aos paraibanos

Vital disse que em toda a Paraíba a um sentimento de mudança por parte daqueles que não querem continuar a ver algumas situações que hoje empurram o Estado para o atraso.

A audiência dessa quarta-feira, foi tratada pelo prefeito Luciano Cartaxo como uma “honrosa visita de cortesia” e por Veneziano Vital (PMDB) como um “desejo  de ajudar a administração da capital”. O encontro entre os dois líderes, na manhã desta quarta-feira (29), no Centro Administrativo terminou em clima de sintonia, tanto política quanto administrativa.

Veneziano explicou que devido à compromissos em Brasília, tanto o senador Vital do Rêgo, quanto a deputada Nilda Gondim não puderam participar do encontro mas, solicitaram que ele pudesse transmitir a responsabilidade e o desejo que ambos tem de contribuir com os interesses e o desenvolvimento da Capital.

“Não há nenhum segredo sobre esse nosso encontro, vim renovar o compromisso que os representantes da Paraíba, Vitalzinho e Nilda Gondim tem com João Pessoa, vim representá-los e aproveitar porque os mesmos sempre foram bem recebidos na cidade e vim também para cumprimentar o prefeito pelo êxito nesses cinco primeiros meses de gestão”, disse.

Ele adiantou que a pauta política também entrou na discussão. “Falamos obre política, impressões minhas, impressões dele que foram acolhidas, discutimos as possibilidades, os cenários para 2014, falamos sobre candidatura única do PMDB e uma possível parceria com o PT e também falamos da possibilidade das duas candidaturas majoritárias, sendo uma do PMDB e outra do PT”, admitiu.

Por sua vez, o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo disse que fez, junto com Veneziano, um prognóstico da conjuntura local e uma avaliação do cenário atual.

 “O PT e o PMDB vão estar juntos no plano nacional e isso é um facilitador na aliança estadual que deve ser definida no tempo próprio. O meu foco agora é administrar João Pessoa”, salientou.