Fale Conosco

Entrevistado pelo JPB 2ª Edição, exibido em rede pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas da Rede Globo, o senador Vital do Rego (PMDB-PB), candidato ao governo do Estado pela Coligação Renovação de Verdade, reafirmou o seu compromisso em realizar obras estruturantes na Paraíba com o apoio do governo federal da presidente Dilma Rousseff (PT).  

Vital do Rêgo respondeu às perguntas feitas pelos apresentadores Edilane Araújo e Carlos Siqueira sobre saúde, saneamento básico e infraestrutura. Durante a entrevista, o candidato falou de seu programa de Estado, elaborado para garantir a continuidade das ações nos próximos anos; durante todos os governos que sucederão, e disse que está preparado para governar à Paraíba.  

Em relação a saúde, Vital garantiu que se eleito, irá trabalhar para recuperar a malha de serviço de saúde da Paraíba; construir um Hospital de Trauma no Sertão na cidade de Patos; e um Hospital de Trauma no Brejo, além de fortalecer os serviços especializados; e principalmente, tratar bem o servidor da saúde. “O processo de terceirização no nosso governo vai ser aperfeiçoado” afirmou. Ele lembrou que o governo do PMDB realizou um trabalho muito forte na saúde, tendo aberto 36 hospitais que lamentavelmente, tiveram um tratamento indiferente pelo atual governo.

Na condição de candidato da presidente Dilma Rousseff, Vital reafirmou a sua luta em garantir a realização de obras estruturantes que possibilitarão a Paraíba retomar o processo de desenvolvimento. Por ser um dos senadores mais influentes em Brasília, tendo trânsito livre no Palácio do Planalto e nos gabinetes ministeriais, Vital disse que conhece bem os caminhos onde buscar as parcerias e os recursos que o Estado precisa. Entre as obras que Vital pretende implantar na Paraíba, destaques para a duplicação da BR 230; a modernização do Porto de Cabedelo; e a modernização da malha ferroviária paraibana em uma parceria público privada com a Transnordestina e outras obras que promoverão a integração do desenvolvimento regional.

O senador do PMDB enfatizou ainda que presidente Dilma já deu a garantia de que essas obras serão realizadas a partir de 2015. A duplicação da BR 230 por exemplo, já está garantida no Plano de Aceleramento e Crescimento (PAC 3). Ele também fez referências ao projeto de Transposição do Rio São Francisco, e lembrou que hoje 60% dessa obra já está concluída.  

Para Vital infelizmente, o governo socialista abdicou do direito de reivindicar, e por isso não buscou os investimentos no âmbito federal. “Lamentavelmente a Paraíba declinou do direito de reivindicar. O governo atual foi ineficiente quando buscou espaço” lamentou. Ele enfatizou que o governo da presidente Dilma sempre teve com as portas abertas para à Paraíba. Prova disso que o Estado tem hoje mais de 1 milhão de paraibanos que melhoraram de vida graças a este governo. “No nosso governo, com o apoio que nós temos do governo federal; nós vamos trazer obras de infraestrutura fundamentais para o desenvolvimento do Estado” assegurou.

Vital do Rego também destacou aspectos de seu plano de saneamento básico. A Paraíba hoje, segundo ele, só tem 40% de seu território saneado, o que é inconcebível. Vital garantiu que com a reestruturação da Cagepa, o saneamento será estendido para todos os municípios paraibanos. Após a entrevista, Vital do Rego concedeu entrevista ao G1 onde reafirmou ao jornalista Laerte Cerqueira, do seu compromisso com a Paraíba.  

Em 15 minutos de entrevista, o candidato do PMDB falou sobre alianças políticas, a campanha para candidato a governador ainda no exercício da função de senador, abordou também questões como segurança pública, salário dos funcionários públicos e aumento do orçamento da UEPB. Também reafirmou que a sua aliança política está sendo feita com o povo da Paraíba nas ruas. Vital do Rêgo ainda respondeu perguntas enviadas por internautas pelas redes sociais.

“Encontramos algumas dificuldades com as alianças políticas por conta da polarização, tanto pelo poder econômico, quanto pelo político, mas entramos para vencer as eleições. Estamos aqui pelo nosso prestígio. Temos apoio político de deputados federais, estaduais e de vários prefeitos, mas a minha grande aliança é com o povo, que quer uma gestão moderna”, declarou Vital do Rego. Ao final, ele agradeceu o espaço e reafirmou que a sua candidatura representa a oposição verdadeira na Paraíba, sendo o legítimo palanque para a presidente Dilma Roussef no Estado. “Acredite estamos renovando de verdade a Paraíba com um novo modelo de gestão”, encerrou.