Notícias

Vital e deputado petista pedem para governador reconhecer obras do governo federal na PB

Sempre atento às demandas do povo paraibano em Brasília, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), está em comum acordo com o posicionamento do deputado estadual Anísio Maia (PT) onde afirmam que a vinda da presidente Dilma a Paraíba servirá para enfatizar o quanto praticamente todas as obras em andamento no Estado são do Governo Federal, ou vieram de governos anteriores.

Para ambos, as obras hoje executadas na Paraíba são frutos do governo federal e do aumento da peça orçamentária do Estado. Vital relembrou que no ano passado, na condição de presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), conseguiu aumentar em 20% o orçamento do Estado que foi executado o ano passado.

Graças ao esforço do então presidente da mais importante Comissão do Congresso Nacional, é que o governador Ricardo Coutinho, pôde realizar investimentos na Paraíba. Em entrevista a imprensa paraibana, o senador peemedebista relatou que os frutos de sua luta na CMO estão sendo colhidos agora quando os recursos aprovados no ano passado e sancionados pela presidente Dilma Rousseff (PT), se transformaram em ações. Nunca na história do Estado, a Paraíba havia recebido um orçamento tão substancioso quanto o que foi executado.

Anísio e Vital tem criticado a carência de obras de infraestrutura e se fixa, especialmente, no capítulo das ações de combate à estiagem: “Seu governo destinou apenas R$ 650 mil para a área de combate à seca, gestão de recursos naturais e contra a desertificação. É uma verba irrisória, ridícula. O governador está menosprezando quem está clamando para construir uma estrutura para combater os efeitos da Seca. Quando a Paraíba elegeu Ricardo Coutinho, esperava que ele fizesse algo de novo. Mas, o que estamos vendo é um governo de repetição, desumano, perseguidor e muito atrasado”, disse Maia.

Vital relembrou que o que seu maior desafio no primeiro ano de mandato de Senador da República foi aprovar o Orçamento Geral da União para o ano de 2012 e elevar o valor da peça orçamentaria prevista para a Paraíba. “No ano passado, eu fui presidente da Comissão Mista do Orçamento. E graças essa presidência, é que nós aumentamos o orçamento da Paraíba em 20%. Hoje o orçamento que Ricardo Coutinho administra, é 20% maior do que o que foi dado entrada na CMO”, relembrou Vital.

O parlamentar destacou ainda que a Paraíba foi o segundo maior Estado da Federação que cresceu no que diz respeito aos recursos orçamentários, graças a atuação da bancada federal paraibana e do seu esforço na presidência da Comissão do Orçamento. Vital do Rêgo enfatizou ainda que todas as obras que o governo do Estado está realizando na Paraíba são resultados de recursos do governo federal, e, portanto, tem contribuição direta do senador peemedebista. “Qualquer obra que o governador Ricardo Coutinho faça na Paraíba tem a força da presidente Dilma. Tem a presença de nosso governo. Não tem uma obra no Estado que não tenha a força da presidente Dilma”, disse. Segundo Vital, o que acontece na Paraíba, os programas do PAC; os programas vinculados ao PAC de recursos hídricos e ao PAC Funasa, isso tudo é ação do governo federal, trazendo recursos para a Paraíba.

Na condição de parceiro da presidente Dilma Rousseff, e membro do partido que dá sustentação ao governo petista, Vital disse que o governador deveria ter a humildade em reconhecer que as obras que ele tem feito no Estado, são do governo federal.