Notícias

Pelo segundo ano consecutivo, Veja aponta Vital como um dos dez senadores mais atuantes do Senado

Pela segunda vez consecutiva o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi destaque no ranking com os deputados federais e senadores que mais trabalharam, em 2013 da revista Veja. Vital é citado novamente entre os 10 senadores mais atuantes do Brasil. Outro destaque da pesquisa foi a boa colocação da mãe do senador a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) que alcançou no seu primeiro mandato a 36° posição entre os 513 deputados federais.

A revista Veja apontou pelo segundo ano consecutivo o paraibano Vital do Rêgo (PMDB-PB) entre os 10 senadores que mais se destacaram. 

Ainda em 2013, Vital do Rêgo foi novamente destaque na pesquisa que o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar faz para elencar os 100 “Cabeças” do Congresso para a eleição dos parlamentares mais influentes. 

O senador paraibano desde que assumiu o mandato de senador é destaque na pesquisa da DIAP.

Já mãe do senador,  a deputada federal Nilda Gondit, também conquistou um lugar de destaque à frente de parlamentares como Efraim Filho (DEM), Luís Couto (PT) que já estão no seu segundo e terceiro mandatos.

 Nilda também aparece na frente de Wilson Filho (PTB), entre outros. A pesquisa também cita Manoel Júnior (PMDB) e Major Fábio em excelentes posições.

O ranking, de acordo com a Veja, considerou o posicionamento dos parlamentares em relação a nove eixos fundamentais, “que começam por uma carga tributária menor e sistema tributário mais simples, passam pela diminuição da burocracia e chegam à proposta de leis trabalhistas que respeitem integralmente empregadores e empregados”.

A revista elogia a atuação dos parlamentares citados no ranking e diz que “o modo mais adequado de medir o desempenho de um parlamentar em favor de um Brasil mais moderno e competitivo é aferir a qualidade de seu ativismo, em palavras e votos, em relação a questões vitais em tramitação na Câmara e no Senado”.

O chamado “ranking do progresso” analisou a atuação parlamentar dos deputados e senadores em relação aos nove temas, que de acordo com a revista “foram afetados de alguma maneira no Congresso pelas 243 proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2013”.

A pesquisa foi feia pela Revista Veja em parceria com o Núcleo de Estudos Sobre o Congresso – Necon, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Iesp/UERJ. Os nove eixos de atuação dos parlamentares, considerados na pesquisa, foram: Carga tributária menor, mais simples e sem impostos em cascata; Infraestrutura (estradas, portos, aeroportos…); Combate a corrupção; Melhor gestão de gasto público; Sistema educacional universal e eficiente; Marco Regulatório claro e respeitado (agências regulatórias técnicas e independentes); Simplificação de regras e poda da selva burocrática; Governabilidade (relação entre os poderes) e Relações trabalhistas. 

Redação