Fale Conosco

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou nesta segunda-feira (14) que o primeiro lote de vacinas de covid-19 de Oxford deve chegar à Paraíba em janeiro e a previsão é de que o primeiro ciclo de vacinação no Estado tenha início já em fevereiro. De acordo com Medeiros, as doses integram parte dos 15 milhões de imunizantes encomendados e distribuídos pelo governo federa para os estados.

“O que acena o governo Federal é de que haverá a centralização e essa é a melhor conduta para toda a campanha de vacinação. Em janeiro receberemos os primeiros lotes das vacinas e em fevereiro começamos a vacinação. O Plano Nacional de Imunização (PNI) do país é considerado o mais abrangente do mundo e isso dá segurança para uma grande campanha contra o vírus”, destacou.

Segundo Geraldo, o momento é de expectativa, uma vez que basta a sinalização do envio das vacinas para que a população paraibana já tenha seus grupos prioritários assegurados na imunização. “Assim que o Ministério da Saúde disponibilizar as vacinas iremos iniciar os ciclos da imunização astazenica aos grupos prioritários”, destacando que os primeiros a receberem as doses serão os profissionais da saúde, seguido dos idosos e demais profissionais.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão 15 milhões de unidades em janeiro, mais 15 milhões em fevereiro e as outras 70 milhões devem chegar ao país em lotes sequenciais a partir de março.

O calendário com as datas de aplicação das vacinas ainda não tem prazo de divulgação e só será anunciado quando as doses chegarem à Paraíba.