Fale Conosco

Cunha Lima, Maranhão, Ribeiro, Gadelha, Vital do Rêgo, Toscano e Morais são alguns sobrenomes já conhecidos pelos eleitores paraibanos que continuarão na cena política do estado pelos próximos quatro anos, seja na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal.

As eleições do último domingo (5) apontam que os paraibanos optaram por manter no poder famílias de tradição política. A renovação na Casa Epitácio Pessoa chegou a casa dos 41,6%, enquanto na Câmara Federal o índice foi de apenas 25%.

A deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), por exemplo, que conseguiu a reeleição com uma das votações mais expressivas, é irmã do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e filha do presidente estadual do Partido Progressista (PP), Enivaldo Ribeiro, ex-prefeito de Campina Grande.

Eleito deputado estadual com 26.594 votos, Renato Gadelha (PSC) é irmão do ex-deputado federal Marcondes Gadelha (PSC) e tio do prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB).

O deputado estadual eleito, Nabor Wanderley (PMDB), ex-prefeito de Patos, é pai do deputado federal reeleito, Hugo Motta (PMDB).

Raniery Paulino (PMDB), reeleito deputado estadual, é filho do ex-governador Roberto Paulino (PMDB), que disputou o cargo de vice-governador na chapa encabeçada pelo senador Vital do Rêgo Filho (PMDB).

Dinaldinho (PSDB) será um dos novos nomes a chegar à Assembleia Legislativa, mas já é conhecido na região de Patos, por ser filho do ex-prefeito da cidade, Dinaldo Wanderley (PSDB).

Bruno Cunha Lima (PSDB) também figura entre os parlamentares com laços de sangue com o candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB), pai do deputado federal mais votado no pleito de domingo, Pedro Cunha Lima (PSDB).

Tovar Correio Lima também tem vínculos com a família do senador tucano. Ele é casado com a filha do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Catão, tio de Cássio.

Filha de Zenóbio Toscano (PSDB), prefeito de Guarabira, Camila Toscano (PSDB), chega ao parlamento estadual para ocupar a vaga da mãe, a deputada estadual Léa Toscano (PSB).

Reconduzido à Assembleia Legislativa com 29.576 votos, Caio Roberto (PR) é filho do deputado federal reeleito Wellington Roberto, presidente estadual do PR.

O deputado federal Benjamin Maranhão (SDD) também conseguiu a reeleição. Ele é sobrinho do senador eleito da Paraíba, José Maranhão, presidente estadual do PMDB.

Efraim Filho (DEM) volta à Câmara Federal sob as bênçãos do pai, o presidente estadual do DEM, Efraim Morais.

O ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), logrou êxito nas urnas e passará a ocupar o mandato de deputado federal a partir de 2015. Ele é irmão do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), terceiro colocado nas eleições para governador, e filho de Nilda Gondim (PMDB), primeira suplente do senador José Maranhão.

BG