Fale Conosco

Postos de saúde de São Paulo, sob a gestão João Doria (PSDB), estão marcando consultas com clínico-geral e ginecologista apenas para o ano que vem.

A reportagem consultou 25 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) entre ontem e anteontem e encontrou a situação em três.

Uma delas é a UBS Veleiros, no Socorro (zona sul), onde uma atendente afirmou à reportagem que havia vagas para consulta com o clínico-geral para fevereiro do de 2018.

Ontem à tarde na UBS Veleiros, a supervisora de vendas Sara Gottsfritz, 54 anos, tentou marcar uma consulta de clínico-geral, mas não conseguiu.

“Me disseram para ligar toda semana e ver quando terá vaga para o médico. Não deram nenhuma previsão de quando isso ocorrerá”, diz Sara.

Na UBS Chora Menino, no Imirim (zona norte), quem procura marcar com o ginecologista só consegue uma vaga a partir de janeiro.

Na UBS Vila Progresso, a Freguesia do Ó (zona norte), a dificuldade é a mesma: clínico geral só em janeiro do ano que vem.

Os pacientes reclamam. Ludmilla Oliveira, 17 anos, gestante de oito meses, teve de esperar por uma consulta com um obstetra, na UBS Vila Progresso.

“Fiquei seis meses para marcar, consegui apenas a um mês do parto”, diz.

Resposta

“A UBS Jardim Peri possui um médico ginecologista que está de licença médica até 21 de julho 2017, com possível prorrogação. A unidade possui dois profissionais generalistas do Programa Mais Médicos que fazem o acolhimento, principalmente, das gestantes e possuem vagas de acompanhamento de pré-natal para meados de agosto.

Na UBS Elísio Teixeira Leite (Vila Progresso), devido à aposentadoria do clínico, os atendimentos estão sendo feitos pelos médicos da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou, após acolhimento com enfermeiro, os pacientes são direcionados para os enfermeiros ou médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Na UBS Vila Dionísia, as consultas com clínico são agendadas para 30 dias. Agendamento para ginecologista também ocorre no período de 30 dias. Também há possibilidade de encaixe.

O ginecologista da UBS Vila Zatt retorna no início da segunda quinzena de julho. Mesmo assim, é realizado acolhimento no período da manhã e as gestantes não deixam de ser atendidas. A unidade conta com dois clínicos e dispõe de data para agendamento para julho.

A UBS Horto Florestal, por enquanto, está sem ginecologista, já que aguarda realização de concurso ou realocação de profissional. O agendamento para o clínico ocorre em até 30 dias.

Na UBS Chora Menino, há um ginecologista, que, mesmo que não disponha de agenda, é possível realizar encaixes de segunda a quinta-feira devido ao grande número de faltas. A unidade conta com três clínicos. Todos os pacientes que procuram a unidade são atendidos, assim como na ginecologia.

A UBS Jardim Santa Maria conta com três médicos generalistas, dois clínicos, dois pediatras e um ginecologista. Um dos clínicos possui vaga livre de demanda espontânea para o próximo dia 26 de julho e vaga livre de retorno para 6 de setembro; o outro clínico, vaga livre de demanda espontânea para 3 de agosto e livre de retorno para 31 do mesmo mês.

O ginecologista possui vaga livre de demanda espontânea para 21 de agosto e para retorno em 4 de setembro.

Na UBS Jardim Keralux, os usuários são acolhidos pela Recepção Técnica Acolhedora (RTA) e atendidos de acordo com a prioridade no mesmo dia ou com agendamento em um prazo máximo de sete dias. Sobre a consulta ginecológica, as pacientes são atendidas por médicos generalistas e enfermeiras.

Na UBS Guaianases 1 o quadro médico está completo, sendo três clínicos de 12hs, um ginecologista de 24hs e um pediatra de 20hs.

A UBS Vila Jaguara é uma unidade com Estratégia Saúde da Família (ESF), ou seja, conta apenas com médicos generalistas.

Na UBS Rio Pequeno, há um ginecologista que está de licença médica. Foram remanejados dois médicos para atendimento prioritário de gestantes e para casos de exames alterados. Já o clínico geral está de férias em julho e nesse período o atendimento diário será realizado por um médico generalista.

A UBS Jardim Boa Vista também é unidade com Estratégia de Saúde da Família e utiliza como modelo as agendas de ‘Acesso Avançado’: são ofertadas regularmente cerca de 70% das vagas das agendas dos médicos e enfermeiras no mesmo dia.

Na AMA/UBS Paulo 6º, não há lista de espera e há vagas de demanda espontânea diariamente para três profissionais.
Na UBS Vila Borges, há três ginecologistas, porém, uma médica está afastada por licença médica desde abril. Os dois ginecologistas estão atendendo normalmente com agenda preenchida e vagas em aberto para setembro.

Na UBS Parque Arthur Alvim, o clínico da unidade saiu em férias nesta segunda-feira (3), porém, o profissional do Programa Mais Médicos, que estava afastado por licença médica, retomou às suas atividades normais desde o último dia 28 de junho.

As UBS Jardim São Nicolau e Antonio Estevão de Carvalho funcionam no modelo de atendimento Estratégia Saúde da Família. Ambas as unidade contam com três médicos generalistas e todas estão com suas agendas abertas, inclusive com vagas livres entre esta quarta-feira (5) até a próxima (12) na Jardim São Nicolau e com prazo inferior a 30 dias, na Antonio Estevão de Carvalho.

A AMA/UBS Integrada Jardim Castro Alves é unidade mista composta por seis equipes de ESF que atende cerca de 24 mil habitantes. As vagas são monitoradas diariamente para que não haja perda primária.

Na UBS Campo Limpo há vagas para todos os médicos ainda nesta semana, exceto para os médicos em férias nos meses de julho e agosto.

Na UBS Jardim Macedônia, o ginecologista realiza um plantão semanal de 12 horas. Há vagas neste período para os casos prioritários das equipes de ESF.

A AMA/UBS Parque Santo Antônio está com o quadro profissional completo. Há vaga para o dia em caso de necessidade e há vagas agendadas para a semana.

Na UBS Veleiros, há vagas para o mês corrente para retornos e consultas de pré-natal.

A UBS Jd. República conta com pediatras, porém, devido à grande demanda, a UBS Veleiros tem atendido, mensalmente, todas as solicitações enviadas. São disponibilizadas para pediatria vagas iniciais e de retorno semanalmente, sem qualquer impedimento, além de atendimentos diários de urgências.

Já a UBS Bom Retiro tem vaga para marcação de consulta com médico generalista ainda para esta semana. A UBS República tem disponibilidade de agenda de médico generalista já para a próxima semana.

A UBS Nossa Senhora do Brasil conta com disponibilidade de agenda de ginecologista ainda para esta semana. Já para a marcação de consulta com os clínicos gerais, há vagas disponíveis para segunda-feira (10).

 

 

Fonte: Uol