Fale Conosco

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) suspendeu temporariamente em todos os campi do Estado, nesta sexta-feira (6), o acesso à internet dentro da instituição como medida de prevenção a ataques de hackers. De acordo com a reitora Margareth Diniz, o serviço é realizado para “manutenção e prevenção” devido a ataques cibernéticos que instituições federais e IFES vêm sofrendo nos últimos dias..

Segundo Margareth, o sistema está sob controle e a ação acontece como reforço de medidas de segurança na internet. À comunidade acadêmica, a Superintendência de Tecnologia da Informação disse que a recomendação foi feita pela Secretaria de Governo Digital, Serpro e colegiados de TI das IFES.

“Todos os sistemas da universidade estarão indisponíveis até as 10h do dia 6 de novembro, não sendo possível o acesso ao portal, SIGs, HelpDesk, dentre outros. Caso seja necessário prolongar esse tempo, informaremos nas redes sociais oficiais da universidade”.

Nessa quinta-feira (5), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) também foi alvo de um ataque cibernético. Uma pessoa teria criptografado todo o banco de dados da instituição e estaria pedindo resgate. O tribunal está trabalhando em regime de plantão e suspendeu todos as sessões.