Fale Conosco

A presidenta do SINDODONTO, Joana Oliveira Lopes, denuncia que a categoria tem sido pressionada e torturada psicologicamente na gestão do atual governador.

Em defesa dos associados o sindicato já protocolou uma denúncia no Ministério Público e aguarda providências.

“Os Cirurgiões Dentistas sofrem assedio moral no trabalho. O governo de Ricardo Coutinho é um torturador de trabalhador”, denuncia ela, acrescentando ainda que “O SINDODONTO/pb parte em defesa da Categoria e entra com representação no Ministério Público”.

Mas, o que é assédio moral? De acordo com o advogado José Augusto Armada, especialista em questões trabalhistas, para o universo jurídico brasileiro, o sentido técnico do termo não difere muito do senso comum. “O assédio moral, em doutrina, também é chamado de manipulação perversa ou terrorismo psicológico, entre os termos mais comumente empregados para sua definição”.

As denúncias de casos de assédio moral têm sido frequentes na Justiça. As questões vão desde gritos até formas mais leves de pressionar o colega ou colaborador, como apelidos, brincadeiras maldosas, preconceitos e tratamentos desrespeitosos. “Os dicionários nos dizem que assédio significa, entre outras coisas, insistência inoportuna junto a alguém, com perguntas, propostas e pretensões, entre outros sintomas. Assediar, por sua vez, significa perseguir com insistência, que é o mesmo que molestar, perturbar, aborrecer, incomodar, humilhar, importunar, etc.”, esclarece o especialista.

Cabe agora ao MP adotar providêmcia no sentido de coibir esse tipo de abuso de quem ainda não sabe usar o poder.Mas, cá pra nós, às vezes acho que o MP ta literalmente de boca aberta deixando tudo passar.

Quem sabe agora os dentistas conseguem “extrair” algum reação dos senhores promotores…