Notícias

Wilson Santiago exalta projeto de fiscalização dos investimentos na Copa 2014 e dos Jogos Olímpicos

O senador Wilson Santiago, do PMDB da Paraíba, considera “positivo para o aprimoramento das relações entre governo e sociedade no Brasil”, o lançamento do site do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estados, pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, divulgado com destaque pelo site do governo federal.

 Através do site (www.jogoslimpos.org.br), a sociedade civil já pode acompanhar cada obra ou investimento feito com recurso público para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A iniciativa permite que o cidadão tenha acesso às atividades e debates promovidos pelo governo e pela sociedade civil, notícias sobre transparência e controle social, e mapeamento das iniciativas ligadas aos eventos esportivos.

“Não apenas a imprensa, que tem o importante papel social de agente social fiscalizador, mas, também, toda a sociedade passa a usufruir de um instrumento de fácil acesso, via internet, e, portanto, em tempo real, onde cada brasileiro vai poder acompanhar o estágio das obras, a origem dos recursos, as empresas responsáveis pelo trabalho, existência de denúncias de remoção forçada e se a obra está de acordo com os padrões de responsabilidade social e ambiental.

À Agência Brasil, o presidente do Instituto Ethos, Jorge Luiz Abrahão, disse que os investimentos que serão feitos para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos são uma oportunidade para o Brasil, mas o País deve ficar atento pois já existe um aprendizado com os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, nos quais os investimentos feitos não geraram uma herança positiva para o País.