Fale Conosco

O secretário executivo do Turismo de João Pessoa, Ferdinando Lucena, lamentou, através de mensagens divulgadas em seu Twitter, o vandalismo contra a Igreja São Frei Pedro Gonçalves. A igreja, uma das mais tradicionais do Centro Histórico da capital, foi pichada na madrugada deste domingo (10).

Em sua publicação, Ferdinando diz que “a falta de um olhar diferenciado nestes últimos anos serviu para enfraquecer a nossa história”, criticando a falta de atenção das gestões anteriores para o Centro Histórico.

“Fico triste quando vejo vândalos destruindo nosso patrimônio histórico erguido com muitos sonhos e esperança. A falta de um olhar diferenciado nestes últimos anos serviu para enfraquecer a nossa história e às ações em prol do nosso inestimável Centro Histórico que foi tombado pelo Iphan, em 2009. O tombamento abrange 502 edificações em uma área de 370 mil m²”, escreveu o secretário na rede social.

De acordo com assessoria da Arquidiocese da Paraíba, a ação dos vândalos ocorreu durante a madrugada do domingo. Foram pichadas a fachada, portas e o muro do templo católico. Outros locais próximos também receberam pichações. Frases como “Viva o pixo raiz” e “A sociedade que cria o Marginal” foram escritas nos muros.

Ainda segundo a Arquidiocese, essa não é a primeira vez que as igrejas são alvos dos pichadores.