Fale Conosco

A Secretaria de Saúde de Patos em parceria com as Faculdades Integradas de Patos – FIP e Governo do Estado da Paraíba realizarão neste sábado, (21) a 2ª Ação Social Contra o Câncer de Pele e Hanseníase no Centro de Especialidades Frei Damião em Patos, objetivando zerar a demanda nos atendimentos nestas especialidades.

Cerca de 10 dermatologistas entre os mais conceituados do estado, estarão atendendo a 200 consultas, com 30 procedimentos cirúrgicos dermatológicos. Entre os profissionais estão: Dra. Marcília Lopes, Dra. Carol César, Dra. Camila Feitosa, Dr. Túlio Maranhão, Dr. Umberto Jubert, Dr. Duílio Montenegro, Dra. Ana Leite, Dra. Maxrose, Dr. Bruno e Dra. Valcilene.

O câncer de pele e a hanseníase são duas doenças muito comuns entre a população brasileira. Elas têm preocupado especialistas e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ao longo dos anos que vêm ganhando atenção especial desses profissionais. O câncer de pele aparece na forma de pintas e manchas que mudam de cor, textura ou tamanho.

Por isso, as pessoas devem realizar o autoexame regularmente para identificar sinais precoces de tumores e observar pintas e manchas suspeitas. Além disso, é sempre bom lembrar que, seguindo algumas dicas, toda população pode se proteger e evitar o câncer. Mesmo nos dias nublados ou chuvosos, a Terra recebe radiações ultravioletas e devemos nos proteger. Isso justifica o uso diário do protetor solar. Principalmente em cidades com grandes índices de raios-ultravioletas, como é o caso de Patos.

Para a Secretária de Saúde do Município, Priscila Ramos, esta ação só vem a beneficiar as pessoas que precisam deste tipo de tratamento, uma vez que muitas vezes, eles não podem pagar ou se deslocar a outras cidades para o diagnóstico.
As pessoas que precisarem deste tipo de consulta devem procurar o setor de marcação e regulação da secretaria de saúde, na Rua Galim Assis, próximo ao Colégio Cristo Rei até a próxima sexta-feira, munido de seu cartão SUS.