Fale Conosco

Com o objetivo de capacitar os profissionais da saúde das cidades de Teixeira-PB e São José do Bonfim-PB, uma equipe do SAMU de Patos, em conjunto com a base descentralizada de Teixeira, realizou, durante a manhã desta quarta-feira, (26/06), simulações de acidentes. A ação aconteceu na Praça Cassiano Rodrigues, no centro da cidade de Teixeira. Estes profissionais já tinham recebido capacitação e qualificação profissional em cursos particulares e só fizeram aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos com a equipe qualificada de Patos sob e coordenação do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) tendo à frente a coordenação de Sormani dos Santos Silva.

A primeira ação foi a simulação de um acidente de moto, quando os socorristas mostraram extrema tranquilidade na condução da imobilidade do acidentado. Na outra ocorrência, foi a vez de um acidente de carro, quando foram instruídas as formas corretas de mobilidade do traumatizado, bem como o tratamento ao paciente no momento do socorro.  O instrutor do NEU, Antônio de Lima, ressaltou a importância das capacitações e classificou o SAMU de Teixeira como qualificado para exercer os serviços ora assumidos a fim de salvar vidas, principal objetivo do SAMU.

As ações foram acompanhadas pelo prefeito de Teixeira, Edmilson Alves dos Reis, que, segundo sua assessoria, classificou as ações como relevantes. “Com muita honra estamos devolvendo este equipamento de saúde tão importante na assistência à população, estou sempre lutando para melhorar a saúde em Teixeira, principalmente em atendimentos de emergência que salvam vidas”.

Quem também esteve observando foi o secretário de Saúde, Francisco Carlos Elias de Oliveira, e comentou sobre a ação. “Essa simulação em praça pública com todas as atividades, mostrando como se deve agir em caso de solicitação do SAMU foi muito proveitosa com uma boa participação de profissionais da base de Patos e socorristas de Teixeira e São José do Bonfim dando este apoio aqui com a participação de um bom público”, disse.

A partir de agora, o SAMU de Teixeira passa definitivamente a assumir o comando de suas ações de salvar vidas ainda orientadas por um médico regulador do SAMU-Patos e os recursos para manutenção da base e direção administrativa virão através de acordo protocolar a ser destinado pelo Ministério da Saúde.

 

 

Fonte: Assessoria