Fale Conosco

As especulações da filiação do senador Veneziano Vital do Rêgo no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ganharam mais força nos últimos dias. Porém, o senador que já foi integrante ao partido, não confirmou essa decisão e garantiu que a sua futura legenda ainda está indefinida. No entanto, a decisão de Veneziano pode influenciar na eleição para novo presidente do Senado.

Segundo a Folha de São Paulo, na coluna “Painel”, os senadores Rose de Freitas (ES) e Veneziano Vital do Rego devem formalizar ingresso no MDB na próxima semana e, em seguida, a sigla deve deliberar quem será o seu candidato na disputa pela Presidência do Senado. Ele já teria conversado com Baleia Rossi, presidente nacional do partido.

Na próxima quinta-feira (dia 14), a bancada se reunirá em busca de um consenso e a expectativa para o encontro é que já tenha a participação dos dois novos filiados.

Já o blog Poder 360, publicou que o MDB negocia a entrada de 2 novos senadores para sua bancada: Rose de Freitas, ex-Podemos, e Veneziano Vital do Rêgo, ex-PSB. As filiações ainda não foram concretizadas e os congressistas também receberam propostas de outros partidos. Caso o embarque no MDB seja concretizado, a sigla abriria vantagem como a maior bancada do Senado, com 15 membros. O CNN Brasil também publicou uma matéria relatando o interesse do MDB em filiar o senador paraibano.

O panorama influencia diretamente na corrida eleitoral para a presidência da Casa, na qual o MDB já anunciou que terá candidato único. Disputará contra Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apadrinhado do atual presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Para vencer o pleito, marcado para fevereiro de 2021, são necessários 41 votos. Tradicionalmente, o presidente do Senado é da maior bancada.

Os indícios da ida de Veneziano para o MDB, aumentaram após a ex-deputada federal e suplente de senador, Nilda Gondim, anunciar a chegada no Senado Federal durante a licença do senador José Maranhão (MDB), que está internado após ter sido diagnosticado com covid-19.

Em dezembro do ano passado, Veneziano Vital do Rêgo anunciou sua saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e informou que até o dia 15 de janeiro anunciaria qual partido escolheria para se filiar. Após sua saída do PSB, vários partidos como o Cidadania, Podemos e MDB, manifestaram o desejo de ter o senador paraibano no seu quadro de filiados.

O senador Veneziano Vital do Rêgo foi eleito entre os cinco senadores de melhor atuação no Senado Federal pelo Júri Especializado do prêmio Congresso em Foco 2020, e teve intensa atuação no enfrentamento da Covid-19.